Gerdau esclarece notícia do Valor Econômico

27 de novembro de 2019 Por Redação

 

Publicado às 20h33min

A Gerdau (GGBR4) prestou esclarecimentos à B3 e à Comissão de Valores Mobiliários após a notícia veiculada pelo jornal Valor Econômico, em 26/11/2019, sob o título “Após se reestruturar, Gerdau investe em inovação e negócios”.

Na reportagem consta, entre outras informações, que, em mais cinco anos, a Gerdau pode obter aumento de 15% a 20% do Ebitda, de R$ 6,7 bilhões em 2018, decorrente dos ganhos com a eliminação de ineficiências dos atuais negócios. 

Em comunicado ao mercado na noite desta quarta, 27, a companhia esclareceu que essas declarações foram baseadas em afirmações prestadas pelo CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, no contexto de uma entrevista ao Valor Econômico. 

“Durante essa entrevista, o CEO não se referiu a ‘aumento de 15% a 20% do Ebitda, de R$ 6,7 bilhões, em 2018’, tendo somente ressaltado que ‘15% a 20% do Ebitda médio da companhia poderia ser incrementado em decorrência dessas inovações tecnológicas”, afirmou a Gerdau. 

No mesmo contexto, o jornal O Estado de São Paulo, publicou em 17/11/2019, o comentário feito pelo CEO da Gerdau sobre a transformação digital da Gerdau: “Me assustei quando vi o quanto de resultado financeiro essa transformação pode trazer em alguns setores industriais, o potencial do Ebitda (geração de caixa) poderia crescer até 20%. A transformação virou oportunidade adicional de capturar coisas que não enxergávamos”. 

Segundo a Gerdau, nos dois casos, as afirmações sobre os negócios e informações financeiras foram feitas a título exemplificativo, como meras expectativas ou tendências, baseadas em estudos sobre medidas de atualização tecnológica e Indústria 4.0, não se constituindo em guidance e não representando garantia de desempenho pela companhia.