- Finance News - https://financenews.com.br -

Usiminas esclarece sobre barragens que não tiveram a segurança atestada

Publicado às 18h27min

A Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (USIM5) esclareceu um relatório elaborado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) sobre barragens que não tiveram sua segurança atestada no segundo semestre de 2019. 

“Ao contrário do que consta no referido relatório, as barragens Mina Oeste (Somisa), Samambaia e Dique Oeste, de titularidade da Mineração Usiminas, foram declaradas estáveis em auditoria externa”, afirmou a companhia em comunicado.

Segundo a Usiminas, a inclusão de tais barragens no referido relatório decorreu de um equívoco no envio da documentação por meio do sistema eletrônico da ANM, o qual já foi plenamente sanado junto à Agência e os demais órgãos fiscalizadores. 

A mineradora informou também que a Barragem Central, também de titularidade da MUSA, atualmente passa por obras para atendimento às novas exigências das empresas de auditoria e da legislação. 

A previsão é de que as obras sejam concluídas na próxima semana, quando a estrutura deverá passar por nova auditoria externa para confirmar a sua estabilidade. 

A Usiminas informou que a Barragem Central não apresenta qualquer anomalia, além de ser monitorada 24hs por dia.