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Tenda divulga prévia operacional. Veja os dados

 

Publicado às 21h34min

Lançamentos

No 3T19, a Tenda (TEND3) lançou 18 empreendimentos, totalizando R$ 761,4 milhões em VGV (Valor Geral de Vendas), aumento de 32,0% e 28,6% em relação ao VGV lançado no 3T18 e no 2T19, respectivamente. 

O terceiro trimestre de 2019 marcou o primeiro lançamento da Tenda na região metropolitana (RM) de Fortaleza, nona praça de atuação da companhia. 

O VGV lançado nos últimos doze meses atingiu R$ 2,27 bilhões. No total, 13 dos 41 empreendimentos lançados no ano até agora estão localizados na RM de São Paulo, totalizando R$ 706,4 milhões em VGV (ou 40,6% do total lançado, comparado a uma participação de 31,7% em 2018). Dos 13 empreendimentos, 4 são projetos com torres de até 4 andares, 6 são projetos que chegam a 10 andares e 3 são projetos que chegam a 20 andares. 

A verticalização tem permitido à Tenda ampliar a presença em localizações cada vez melhores em São Paulo. No terceiro trimestre de 2019, a Tenda também lançou dois empreendimentos verticalizados (com elevador) na RM de Salvador.

Vendas brutas

Segundo a Tenda, as vendas brutas totalizaram R$ 590,2 milhões no 3T19, aumento de 8,6% na comparação anual. 

Na comparação com o 2T19, houve aumento de 9,9% no VGV de vendas brutas. O crescimento da participação de São Paulo no mix de vendas brutas permitiu alta do preço médio por unidade vendida mesmo em um cenário mais restritivo para o programa Minha Casa, Minha Vida (“MCMV”) no ano. A velocidade sobre a oferta (“VSO Bruta”) foi de 30,8% no 3T19, 1,5 p.p. abaixo do 2T19 e 4,2 p.p. abaixo do 3T18. 

Vendas líquidas

As vendas líquidas totalizaram R$ 536,9 milhões no 3T19, aumento de 11,9% e de 9,6% em relação ao VGV do 2T19 e do 3T18, respectivamente. A velocidade sobre a oferta (“VSO Líquida”) foi de 28% no 3T19, 0,9 p.p. abaixo do 2T19 e 3,5 p.p. abaixo do 3T18. 

“A queda da VSO reflete o ambiente mais restritivo para aprovação de crédito dos clientes nas instituições financeiras e a redução da participação da companhia na faixa 1,5 do programa MCMV (25,1% das vendas líquidas nos 9M19 versus 56,0% das vendas líquidas nos 9M18). Mesmo com esse cenário e com o aumento do VGV lançado no 3T19, a VSO líquida se manteve em patamar elevado”, afirmou a Tenda.

O índice de distratos sobre vendas brutas registrou 9% no 3T19, redução de 1,6 p.p. em relação ao 2T19. 

“A paralisação dos repasses nas faixas 1,5 e 2 do MCMV ao longo do 3T19, situação regularizada em meados de setembro, não impactou o índice de distratos neste trimestre, mas pode trazer reflexos adversos no desempenho do 4T19”, destacou a Tenda.

Leia o release completo divulgado pela Tenda, clicando aqui. [1]

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