Taesa divulga projeções

28 de outubro de 2019 Por Redação

 

Publicado às 22h03min

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica (TAEE11) divulgou nesta segunda, 28, após o pregão, as seguintes projeções até o ano de 2022.

Capex nominal dos empreendimentos em construção 100% controlados (em R$ milhões):

Incremento da Receita Anual Permitida (RAP) após a entrada em operação de cada um dos Empreendimentos 100% controlados (em R$ milhões): 

Os empreendimentos atualmente em construção em que a Taesa detém 100% de participação são: Janaúba Transmissora de Energia Elétrica S.A., Mariana Transmissora de Energia S.A., Miracema Transmissora de Energia S.A. e Sant’Ana Transmissora de Energia S.A. 

Capex nominal dos empreendimentos em construção

Segundo a Taesa, para fins de projeção do Capex, utilizou-se o cronograma físico-financeiro do empreendimento em construção negociado com os EPCistas e aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia. 

As projeções do Capex foram atualizadas pela expectativa futura do índice de inflação IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). “É importante ressaltar que o Capex anual projetado tem como base o regime de caixa”, explicou a empresa.

Incremento da Receita Anual Permitida (RAP) após a entrada em operação de cada um dos empreendimentos 

Com relação à projeção do incremento de RAP dos empreendimentos, foi utilizada como base a receita vencedora no leilão de cada empreendimento adquirido, acrescida de PIS/COFINS e atualizada até o momento esperado da entrada em operação pelo índice de inflação IPCA (definido no contrato de concessão) nos períodos de atualização do ciclo da RAP – entre junho e julho de cada ano. 

O critério de cálculo do incremento da RAP de cada empreendimento leva em consideração o valor da RAP dos primeiros 12 meses após a sua entrada em operação. 

Por exemplo, se um projeto entra em operação no mês 8 do ano 2020, considera-se nas projeções acima 4/12 (quatro-doze avos) da RAP no ano 2020 e 8/12 (oito-doze avos) da RAP no ano 2021.