- Finance News - https://financenews.com.br -

Quem ganha e quem perde com a queda dos juros

 

Poupança e Tesouro

Pela terceira vez seguida, o Banco Central (BC) diminuiu os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic para 5% ao ano, com corte de 0,5 ponto percentual. 

Com a decisão, a Selic está no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986.

Para quem tem dinheiro na Caderneta de Poupança ou em notas do Tesouro, a notícia da redução da Selic é ruim, já que a rentabilidade será menor. 

Vale lembrar que com a taxa básica de juros igual ou abaixo de 8,5%, a remuneração da poupança equivale a 70% da Selic anualizada acrescida da Taxa Referencial (TR), que esteve zerada nos últimos dois anos.

Renda Fixa

Quem já estava com dificuldade para ganhar dinheiro na renda fixa, agora vai ver suas aplicações conservadoras rendendo ainda menos.

Os retornos das aplicações vinculadas ao CDI, como CDBs, estão cada vez menores.

Fundos

Fundos para perfis de investidores arrojados são cada vez mais indicados por profissionais do mercado. Entre esses Fundos estão os multimercados, que têm liberdade para aplicar em diferentes ativos, entre papéis de renda fixa, ações de empresas, moedas (como dólar), derivativos e investimento no exterior.

São indicados para compor uma carteira de investimentos e não como opção única de investimento.

Bolsa

A Bolsa de Valores passou a ser uma opção dentre os investimentos de maior risco. Prova disso é que o número de investidores pessoa física cresceu forte, chegando a 1,3 milhão, uma alta de 64% somente de janeiro a agosto.

Analistas de mercado afirmam que o cenário de juro baixo veio para ficar e o investidor deve pensar seriamente em ter em sua carteira de investimento ações de empresas com bons fundamentos como forma de diversificação.

Empresas

As empresas estão entre as maiores beneficiadas com a redução, já que com os juros mais baixos, conseguem empréstimos de forma mais barata.

Entre os setores mais impactados positivamente estão o de locação de veículos e o de shoppings. 

No de locação, mais de 90% das dívidas das companhias são pós-fixadas e atreladas à Selic. 

Por isso, na Bolsa, é preciso atenção aos papéis da Localiza (RENT3), Unidas (LCAM3) e Movida (MOVI3).

Entre as operadoras de shoppings, os analistas destacam a Iguatemi (IGTA3) e a Multiplan (MULT3). Essas companhias têm, respectivamente, 85% e 70% de suas dívidas atreladas à Selic.