Ibovespa vira para queda à espera de votação da Previdência

1 de outubro de 2019 Por Redação

Publicado às 15h19min

O Ibovespa abriu em leve alta nesta terça, 1°. Mas depois virou para queda e às 15h19 desvalorizava -0,41% aos 104.317 pontos.

BRF cai com Carne fraca parte IV

As ações da BRF (BRFS3) tinham queda de -1% às 11h54min.

A 4ª fase da Operação Carne Fraca, chamada de Romanos, tem como alvos auditores fiscais agropecuários federais em vários estados. De acordo com a Polícia Federal (PF), eles teriam sido favorecidos com vantagens indevidas.

A operação apura crimes de corrupção passiva em benefício de grupo empresarial do ramo alimentício, que passou a atuar em colaboração espontânea com as autoridades públicas na investigação. O grupo empresarial indicou ao menos o envolvimento de 60 auditores fiscais. Segundo o site G1, esse grupo é o BRF (BRFS3). Ainda segundo o site, a BRF passou a atuar em colaboração espontânea com as autoridades públicas na investigação e, segundo a PF, apontou 60 auditores fiscais agropecuários como favorecidos com as vantagens indevidas.

“Há indicativos de que foram destinados R$ 19 milhões para os pagamentos indevidos. Os valores eram pagos em espécie, por meio do custeio de planos de saúde e até mesmo por contratos fictícios firmados com pessoas jurídicas que representavam o interesse dos fiscais”.

Cielo vira para queda

Os papéis da Cielo (CIEL3) abriram em alta mas viraram para queda. 

Em mais um capítulo da guerra das maquininhas, a Cielo (CIEL3) está oferecendo isenção temporária de taxas na venda de novos terminais de pagamentos, 

A companhia informou nesta terça-feira que passará a oferecer taxa zero para clientes que comprarem os dispositivos da companhia.

A isenção valerá por três meses ou até que o cliente atinja R$ 1,5 mil em vendas no débito ou crédito à vista, o que ocorrer primeiro. 

Expectativa pela votação da reforma da Previdência

Nesta terça-feira, 1º, a reforma da Previdência deve ser o único item na pauta do plenário do Senado. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já votou o parecer do relator da proposta, Tasso Jereissati (PSDB-CE). O placar foi de 19 votos a favor e 7 contra na CCJ.  A matéria deve chegar ao plenário a partir das 16h, para que a votação seja concluída até a noite.

O segundo turno da votação em plenário deve ocorrer na terça-feira ou na quarta-feira da semana que vem, segundo o presidente do Senado, que se baseia em um calendário acertado entre lideranças partidárias da Casa.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou na véspera 30, que a reforma da Previdência pode ter mais de 60 votos favoráveis na votação em primeiro turno no plenário. Esse número permitiria a aprovação da proposta com folga, já que são necessários 49 votos para que a Casa aprove mudanças constitucionais.

“Há, com certeza, uma folga razoável em torno do limite de votos necessários para aprovação de uma emenda constitucional”, disse Alcolumbre. “A gente pode ter 60 votos, 62, 63 votos, porque há um sentimento dos senadores em aprovar essa matéria.”

Produção industrial cresce 0,8% em agosto

Em agosto de 2019, a produção industrial cresceu 0,8% frente a julho (série com ajuste sazonal), eliminando, assim, grande parte da perda de 0,9% acumulada no período maio-julho de 2019. Na série sem ajuste sazonal, no confronto com agosto de 2018, o total da indústria apontou redução de 2,3% em agosto de 2019, após também registrar recuo em junho (-5,9%) e julho (-2,5%).