Ibovespa futuro abre em queda nesta quarta-feira

18 de setembro de 2019 Por Redação

Atualizado às 9h15min

O Ibovespa futuro (INDV19 – contrato com vencimento para 16 de outubro) abriu em queda. No horário acima tinha baixa de -0,27% aos 104.920 pontos. A sessão é de cautela com os investidores à espera da decisão sobre os juros nos EUA. 

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Minério de ferro na China e petróleo

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, caíam -0,64% a 661 iuanes.

O petróleo tipo Brent tinha queda de -0,51% (US$ 64,22).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -0,13% e o S&P 500 futuro de -0,17% às 9h13min.

Decisão sobre a Selic

A reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central termina nesta quarta-feira. Às 18h vai ser anunciada a Selic.

Segundo a última pesquisa do BC ao mercado financeiro, a expectativa é de que o Copom mantenha o ciclo de redução na Selic e faça mais um corte 0,5 ponto percentual na taxa, que atualmente está 6%, em momento de economia ainda em recuperação.

Na última reunião, no final de julho, o Copom iniciou um ciclo de cortes, reduzindo a Selic em 0,5 ponto percentual para 6% ao ano. A expectativa do mercado financeiro é de que esse ciclo se encerre em outubro, com outro corte de 0,5 ponto percentual.

Em dezembro, na última reunião do ano, não há expectativa de redução da Selic, que deve encerrar 2019 em 5% ao ano, se as previsões das instituições financeiras consultadas pelo BC se efetivarem.

Na ata da última reunião, o Copom informou que poderia continuar reduzindo a taxa básica de juros nos próximos meses.

Decisão sobre juros nos EUA

Os investidores também esperam com atenção o resultado da reunião do Federal Reserve (Fed). A expectativa é de redução dos juros americanos em 0,25 ponto porcentual. A divulgação é às 15h.

Notícias

Cielo sobre notícia do blog de Lauro Jardim: ‘não tem conhecimento’

WEG anuncia juros sobre capital próprio

Locamérica vai desdobrar ações

JHSF avança em sua estratégia digital

“Preço de petróleo é com a Petrobras”, diz Guedes