Ibovespa futuro tem leve queda nesta quinta-feira

22 de agosto de 2019 Por Redação

Atualizado às 9h16min

O Ibovespa futuro (INDV19 – contrato com vencimento para 16 de outubro) abriu em leve queda quinta, 22. No horário acima caía -0,39% aos 101.755 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Mercados digerem ata do Fed

A curva de juros nos Estados Unidos voltou a se inverter, o que deixa o mercado menos avesso ao risco.

A inversão da curva de juros já antecipou sete recessões americanas e é usada como um termômetro pelo mercado.

Investidores e analistas digerem a ata do BC americano divulgada ontem e que foi vista como mais agressiva em termos de política monetária.

Petróleo e minério de ferro

O petróleo Brent: +0,65% (US$ 60,69).

Contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, subiram +1,10%, cotados a 600 iuanes.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava perto da estabilidade em +0,16% e o S&P 500 futuro de +0,13% às 9h10min.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) variou 0,08% em agosto, ficando próximo à taxa de 0,09% registrada em julho. Esse é o menor índice para um mês de agosto desde 2010 (-0,05%). No ano, o IPCA-15 acumula alta de 2,51% e, em 12 meses, de 3,22%, resultado abaixo dos 3,27% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em agosto de 2018, a taxa foi de 0,13%.

Expectativa com Petrobras

Traders e investidores estão na expectativa com a Petrobras (PETR3, PETR4). Realiza ou sobe mais?

Ontem os papéis da petroleira subiram forte a notícia de que o governo quer privatizar a empresa até 2022.

O Planalto iniciará estudos para decidir se Petrobras será privatizada. O Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni diz que venda da estatal, defendida pela equipe econômica, será avaliada por BNDES, Minas e Energia e time do Programa de Parcerias de Investimento (PPI)

Senado aprova MP da Liberdade Econômica

O Senado aprovou, na noite desta quarta, 21, a Medida Provisória da Liberdade Econômica. Os senadores, no entanto, retiraram do texto três artigos que envolviam alterações nas regras sobre o trabalho aos domingos.

Com essas alterações, a MP vira lei e segue para sanção presidencial. A MP havia sido apresentada pelo governo para diminuir a burocracia e facilitar a abertura de empresas, principalmente de micro e pequeno porte.

A expectativa do governo é que 3,7 milhões de empregos sejam gerados em 10 anos como consequência da nova lei. O entendimento é que a facilitação para a abertura e fechamento de empresas e a dispensa de alvará para estabelecimentos de baixo risco oxigenará a economia e gerará empregos mais rapidamente, em comparação ao modelo atual.

Notícias

Cemig considera a possibilidade de um IPO para Gasmig

Governo abre estudos para privatizar Correios e mais oito estatais

Novo PPI deve gerar investimentos de R$ 2 trilhões, diz Onyx

Cielo fará recompra de ações

Artigo

Como funciona a Previdência Privada? Elaboramos um guia para você