Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência e outras notícias

7 de agosto de 2019 Por Redação

Bolsas e petróleo (7h46min)

China (Shanghai Comp.): -0,32% (pregão encerrado)

Japão (Nikkei 225): -0,33% (pregão encerrado)

Alemanha (DAX): +1,42%

Londres (FTSE 100): +0,83%

Petróleo WTI: -0,19% (US$ 53,53)

Petróleo Brent: -0,37% (US$ 58,72)

Minério de ferro na China

Contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram queda de -5,37%, cotados a 660,50 iuanes.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em alta de +0,36% e o S&P 500 futuro de +0,36% às 7h42min. 

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência por 370 votos a 124

Por 370 votos a favor, 124 contra e 1 abstenção, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição que reforma da Previdência. Sob aplausos, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), proclamou o resultado à 0h38 desta quarta-feira (7), depois de cinco horas de debates.

A sessão foi encerrada logo após o anúncio do placar. Segundo Maia, os deputados começarão a discutir os destaques em sessão marcada para as 9h de hoje. No segundo turno, só podem ser votados destaques e emendas supressivas, que retiram pontos do texto. Propostas que alteram ou acrescentam pontos não podem mais ser apresentadas.

A sessão para votar a reforma da Previdência em segundo turno começou às 19h15, depois de Rodrigo Maia passar o dia esperando a formação de quórum no Plenário da Casa. Por volta das 19h50, os deputados rejeitaram um requerimento do PSOL para retirar a proposta de pauta, por 306 votos a 18.

Por volta das 20h55, os parlamentares votaram um requerimento dos líderes para encerrar as discussões depois de dois deputados terem falado contra e dois a favor. Aprovado com 350 votos favoráveis e 18 contrários, o requerimento ajudou a acelerar a sessão. Em seguida, deputados do centrão e do governo esvaziaram o Plenário para forçar Rodrigo Maia a encerrar e reabrir a sessão, reduzindo o número de requisições da oposição para alongar os debates.

No início da noite, os parlamentares aprovaram, em votação simbólica, a quebra do prazo de cinco sessões entre as votações em primeiro turno e em segundo turno para que a PEC pudesse ser votada ainda nesta madrugada. Nas últimas horas, o Plenário aprovou requerimentos para acelerar a sessão, como o que rejeitou em bloco todos os destaques individuais e o que impediu o fatiamento da votação do texto principal.

O primeiro turno da proposta foi concluído no dia 13 de julho. Na ocasião, o texto principal foi aprovado por 379 votos a 131. Em segundo turno, são necessários também 308 votos para aprovar a PEC, e os partidos podem apresentar somente destaques supressivos, ou seja, para retirar partes do texto. Concluída a tramitação na Câmara, a matéria segue para análise do Senado, onde também será analisada em dois turnos de votação.

Empresas que divulgam resultado nesta quarta:

Antes do pregão: Gerdau, Met. Gerdau, 

Após o pregão: Braskem, CPFL Renováveis, Comgas, JHSF, Totvs

Análise gráfica

Análise do Ibovespa, Petr4, Vale3, Brfs3, Dtex3, Ciel3, e de outros papéis

Notícias

BB Seguridade anuncia dividendos. Confira valor e data de pagamento

Engie tem queda de 34,6% no lucro líquido

Subsidiárias da Cosan celebram contrato com a Femsa Comércio

Cesp tem prejuízo líquido no 2T19

Iguatemi: lucro líquido estável no 2T19