Vivo e Tim celebram memorando para compartilhamento de infraestrutura 

23 de julho de 2019 Por Redação

 

Publicado às 7h44min

A Telefônica Brasil (VIVT3 / VIVT4) e a TIM (TIMP3) assinaram nesta terça, 23, um memorando de entendimento (MOU) com o objetivo de iniciar discussões sobre: compartilhamento de redes 2G em modelo Single Grid; estabelecimento de novos acordos de compartilhamento de infraestrutura de rede 4G na faixa de 700Mhz direcionados a cidades com menos de 30 mil habitantes, o que poderá ser, posteriormente, expandido a cidades maiores; outras oportunidades de compartilhamento de redes em outras frequências e tecnologias; e outras oportunidades de eficiência e redução de custos em Operação e Manutenção de Redes. 

As companhias destacam os benefícios que podem resultar dessas discussões em relação à melhoria na qualidade do serviço para os clientes de ambas as operadoras, bem como a eficiência na alocação de investimentos e nos custos operacionais. 

“Não menos importante, as iniciativas de compartilhamento estão alinhadas com os desafios da sustentabilidade (uso consciente de energia), urbanismo (otimização do uso de espaços públicos) e foram bem-sucedidas em vários países, inclusive no Brasil”, explicou a Telefônica Brasil em fato relevante. 

As partes reiteram que preservarão sua independência comercial e de gestão de clientes, independentemente de qualquer acordo que possa resultar dessas discussões. 

“Este MOU não cria uma joint venture ou qualquer parceria comercial ou relação comercial formal, nem cria ou implica em qualquer relacionamento exclusivo entre as partes”, afirmou a Telefônica.