- Finance News - https://financenews.com.br -

Inflação, ata do BC americano, fala de Powell e Previdência no radar do mercado

 

Bolsas e petróleo (8h13min)

China (Shanghai Comp.): -0,44% (pregão encerrado)

Japão (Nikkei 225): -0,15% (pregão encerrado)

Alemanha (DAX): -0,41%

Londres (FTSE 100): -0,05%

Petróleo WTI: -2,18% (US$ 59,09)

Petróleo Brent: +2,14% (US$ 65,53)

Minério de ferro na China

Contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram queda de -0,23%, cotados a 881 iuanes/tonelada. 

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em leve baixa de -0,18% e o S&P 500 futuro em -0,21% às 8h09min.

Resumo do mercado no feriado

O Exchange Traded Fund (EWZ), fundo de índice que representa os papéis com maior peso no índice Bovespa, fechou com alta de 0,90% nesta terça-feira. Já o Dow Jones Brazil Titans, que reúne os ADRs das empresas brasileiras com mais liquidez, teve alta de 0,44%. 

Investidores aguardam fala de Powell

Às 11h desta quarta-feira o presidente do Banco Central Americano, Jerome Powell, fala no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara. 

Os investidores procuram pistas sobre se o Fed vai cortar as taxas no final deste mês, como é amplamente esperado, ou se o Fed avalia que a economia está forte o suficiente para manter a atual política econômica. 

Inflação no radar

O IBGE divulga nesta quarta o indicador oficial de inflação, o IPCA de junho. O dado é importante com o mercado cada vez mais apostando em uma redução dos juros pelo Banco Central. O BC deixou a porta aberta para cortar a Selic mais para o fim do ano na ata da última reunião do Copom.

Ata do Fed

Também nesta quarta, às 15h, é destaque na agenda a ata da última reunião do Federal Reserve, o Banco Central americano. Analistas buscam pistas sobre o rumo dos juros nos EUA e se haverá corte na taxa. 

Os EUA geraram 224 mil novos postos de trabalho fora do setor agrícola em junho, bem acima do esperado por analistas. 

Em relatório semestral divulgado após esse dado, o Fed descreveu o mercado de trabalho como forte e a inflação fraca como transitória.

Mesmo assim, boa parte do mercado aposta em corte de juros pelo Fed no fim deste mês. 

Câmara inicia votação da reforma da Previdência na manhã desta quarta

A Câmara dos Deputados encerrou a fase de discussão da reforma da Previdência (PEC 6/19) na madrugada desta quarta-feira (10). Um requerimento neste sentido, apresentado pela maioria, foi aprovado pelo plenário da Casa por 353 votos a 118. Com a conclusão dessa etapa, a votação do texto-base da proposta, em primeiro turno, começa nesta quarta de manhã, em sessão marcada para as 10h30.

Com um quórum de 505 deputados no início dos trabalhos em plenário, a discussão da PEC começou com clima tenso . A primeira tentativa da oposição para impedir que se desse prosseguimento ao debate da proposta foi malsucedida. Por 331 votos a 117, os deputados rejeitaram [1] requerimento do PDT para retirar de pauta a análise da PEC.

Parlamentares governistas comemoraram o resultado afirmando que o placar funciona como um termômetro informal da disposição dos deputados em aprovar a reforma da Previdência. A PEC necessita de 308 votos, equivalentes a três quintos dos 513 deputados, para ser aprovada em dois turnos de votação. No domingo (7), o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse acreditar ter 330 votos para a aprovação da reforma a Câmara dos Deputados.

Outras notícias

Fitch eleva classificação de risco da Gol [2]

IRB esclarece notícia do Valor [3]

Brumadinho: Vale é condenada a pagar danos por rompimento de barragem [4]

Notícia da Klabin, da Weg e da São Martinho [5]

Petrobras e CADE assinam termo de Cessação para o mercado de gás natural [6]