Por 3 a 2 Segunda Turma do STF decide manter Lula preso

25 de junho de 2019 Por Redação

Gilmar Mendes queria Lula solto (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

Publicado às 19h22min

A Segunda Turma do STF decidiu não soltar o ex-presidente Lula. O petista está preso desde 7 de abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após ter sua condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF4), que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá  (SP). Em abril, a pena foi reduzida pelo STJ para oito anos e dez meses de prisão.

Os ministros da Segunda Turma analisaram dois habeas corpus nesta terça. Em um deles os advogados do ex-presidente questionaram a atuação do relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer. Nesse, foi negado do habeas corpus a Lula.

No outro, é apontada a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro. O ministro Gilmar Mendes propôs a soltura de Lula até a conclusão do julgamento. Mas por 3 votos a 2 foi negada a soltura.

Segundo o ministro Mendes, há elementos nos autos que colocam em dúvida a atuação de Moro enquanto juiz no processo de Lula.

O julgamento não está levando em consideração as reportagens do The Intercept.

Os ministros decidiram suspender o julgamento sobre a atuação de Moro. Não há data para ser retomado.