- Finance News - https://financenews.com.br -

Agenda do mercado: Previdência e crédito suplementar no radar

 

Reforma da Previdência

O mercado acompanha com expectativa se o relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), vai apresentar seu relatório durante a semana. A tendência é que ele apresente o parecer só na próxima terça-feira, 11.

Líderes de pelo menos nove partidos discutiram, neste domingo, na casa do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os últimos detalhes do texto da reforma da Previdência. Participaram também da reunião o secretário de Previdência, Rogério Marinho, e o relator da proposta na comissão especial da Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP).

Um dos principais pontos em discussão diz respeito à manutenção de estados e municípios no texto, como originalmente propôs o governo. Por enquanto, a maioria resiste à ideia, temendo o desgaste que o Congresso Nacional teria com uma reforma mais dura para servidores municipais e estaduais, “Antecipadamente já estamos com essa decisão tomada [não incluir estados e municípios no texto]. Todo mundo tem que ter o ônus e o bônus. Vamos aguardar”, disse o líder do PL na Câmara, Wellington Roberto (PB).

Para Wellington Roberto, as assembleias legislativas têm que fazer o seu papel junto com o governo do estado.

O líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), mostrou-se otimista e confiante na aprovação do texto antes do recesso parlamentar de julho. Sampaio disse que nesta semana é provável que os tucanos fechem questão para aprovar o texto. “Isso está em nossa cartilha, em nosso estatuto É importante fecharmos questão sobre um tema relevante para o país”, afirmou.

Crédito suplementar no radar

O presidente Jair Bolsonaro disse no sábado que, sem a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de crédito suplementar de R$ 248,9 bilhões, o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos de baixa renda e pessoas com deficiência, terá que ser suspenso dia 25 deste mês.

O governo tem pressa para ver a proposta aprovada. A expectativa do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, é de que o Congresso vote a matéria até o dia 15 de junho, caso contrário o Plano Safra 2019/2020 também será afetado, uma vez que, sem crédito garantido, não pode sequer ser anunciado.

Assembleia da Netshoes

A Magazine Luiza (MGLU3) aguarda que a Netshoes, com sede em Cayman, realize a assembleia no dia 14 de junho para aprovar a venda da empresa pelo preço de US$ 3,00 por ação.

Segunda, 10

7h – China – importações (maio)

8h25min – Brasil – relatório Focus

Terça, 11

9h30min – EUA – Índice de Preços ao Produtor

22h30min – China – dados de inflação (maio)

Quarta, 12

5h – Eurozona – Discurso de Mario Draghi (pres. BCE)

9h30min – EUA – IPC núcleo mensal (maio)

11h30min – EUA – estoques de petróleo bruto

Quinta, 13

-Encontro Eurogrupo (horário a definir)

8h – EUA – relatório mensal da Opep

23h – China – prod. industrial (maio), vendas no varejo (maio), taxa de desemprego

Sexta, 14

8h30min – Brasil – IBC-Br (abril)

9h30min – EUA – vendas no varejo (maio)