Ibovespa futuro opera em leve alta nesta segunda-feira

24 de junho de 2019 Por Redação

Atualizado às 9h27min

O Ibovespa futuro (INDQ19 – contrato com vencimento para 14 de agosto) abriu em leve alta. No horário acima subia +0,09% aos 103.020 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Petróleo e minério de ferro

O petróleo tipo Brent tinha queda de -0,01% (US$ 64,45).

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram queda de -1,09%, cotados a 814 iuanes.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em alta de +0,21% e o S&P 500 futuro em +0,17% às 9h24min.

Reforma da Previdência: discussões seguem

O avanço nas discussões sobre a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados alimenta as esperanças do governo de uma votação em breve na comissão especial criada para debater o tema. As chances de que isso aconteça ainda esta semana, no entanto, são pequenas – em dois dias de discussão na semana passada, 75 deputados foram ouvidos. Ainda faltam 80.

O presidente Jair Bolsonaro já tirou a pressão do Congresso Nacional e disse não ver problema caso a votação do relatório na comissão especial demore mais uma semana para ocorrer. Além das discussões, que devem continuar ao longo dos próximos dias, festas de São João realizadas em diversos estados podem enfraquecer o quórum e dificultar a votação.

Para a semana

Dia ‘D’ para Lava Jato

Na terça, 25, as atenções se voltam para a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. O colegiado deve decidir se o ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, agiu com parcialidade ao julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O pedido é um habeas corpus em que a defesa do ex-presidente questiona a atuação de Moro durante o processo no qual o ex-presidente foi condenado.

Caso o colegiado acolha o pedido da defesa do petista para considerar Moro suspeito, todas as decisões tomadas por ele em processos contra Lula podem ser anuladas, inclusive a condenação no caso do tríplex do Guarujá. Com isso, Lula poderia deixar a cadeia.

Ata do Copom

Na terça, 25, vais ser divulgada às 8h a ata da última reunião do Copom que manteve inalterada taxa Selic. Os analistas procuram sinais do Banco Central sobre o rumo da taxa em meio à desaceleração da atividade econômica.

Prévia da inflação

Ainda na terça, 25, será apresentada a prévia da inflação oficial, o IPCA-15, pelo IBGE. A divulgação é às 9h.

Discurso do presidente do BC americano

O presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, discursa às 14h de terça.

Expectativa para reunião do G-20

Na sexta-feira, 28, começa no Japão, à cúpula do G20. O presidente americano Donald Trump anunciou que ele iria realizar um encontro com seu colega chinês Xi Jinping às margens da cúpula.

As negociações entre EUA e Pequim para tentar pôr fim a guerra comercial estão interrompidas desde início de maio, depois que Trump acusou a China de recuar de compromissos anteriores.

Relatório de inflação e IGP-M

Na quinta-feira vai ser divulgado às 8h o IGP-M de mês de junho.

Ainda na quinta, o Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação.

PIB americano

O mercado também fica de olho no resultado final do Produto Interno Bruto americano do 1°T19. Os dados vão ser divulgados na quinta-feira.

Estudo gráfico

Estudo do Ibovespa Petr4, Vale3, Brml3, Usim5, Brfs3, Rail3, Bbas3, Itub4 e Itsa4

Artigo

Carteira administrada: o que você precisa saber

Notícias

Enauta, ex-Qgep, anuncia decisão favorável na concessão do Bloco BS-4

Notícia da Braskem, Localiza e do Carrefour

Petrobras paga US$ 700 milhões a Vantage

Bolsonaro diz que Legislativo quer deixá-lo como rainha da Inglaterra

Banco Inter vai pagar juros sobre o capital próprio