Ibovespa volta aos 98 mil pontos. Vale e siderúrgicas sobem com minério

11 de junho de 2019 Por Redação

Atualizado às 13h22min

O Ibovespa voltou ao patamar de 98 mil pontos perdido em março. Às 13h22min subia +0,75% aos 98.162 pontos. A sessão é marcada pela redução da aversão ao risco tanto em âmbito doméstico quanto internacional.

Na Europa, os principais índices têm alta. Na China, a Bolsa de Shanghai subiu com força após a notícia de que Pequim vai permitir que governos locais usem os recursos de títulos especiais para importantes projetos de investimento, incluindo estradas, oferta de gás e energia e ferrovias.

Vale e siderúrgicas sobem com minério em forte alta na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram alta de +5,99%, cotados a 761 iuanes.

Com isso, as ações da Vale (VALE3), da CSN (CSNA3) e da Usiminas (USIM5) estavam entre as maiores altas do Ibovespa.

Agenda cheia em Brasília

Governadores buscam “consenso mínimo” para reforma da Previdência

Chefes de governos estaduais participam em Brasília da 5ª Reunião do Fórum de Governadores. Eles buscam encontrar um consenso mínimo visando a uma proposta de reforma previdenciária em melhores condições de ser aprovada pelo Legislativo. Também participam do encontro o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, Marcelo Ramos, e o relator do projeto, Samuel Moreira

Ao chegar, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, reforçou que a reunião pretende consolidar um “consenso mínimo” para a reforma da Previdência. “Estamos buscando criar um ambiente político que dê sustentação para que os deputados se sintam confortáveis [para votar] e para conscientizar a população de que a reforma é importante”

Segundo ele, a reforma dará “sinal claro” para que investimentos sejam feitos no país. “Estados e municípios têm de estar dentro porque, caso contrário, será uma meia reforma. E uma meia reforma injetará apenas meio entusiasmo nos investidores”

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, defendeu as mesmas regras para servidores federais, estaduais e municipais. “As regras devem ser as mesmas porque as condições de trabalho dos servidores são parecidas em todos os lugares”.

Carta

O encontro ocorre após a divulgação antecipada de uma carta pública, no dia 6, que desagradou a alguns governadores da Região Nordeste – o que resultou na divulgação de outra carta, no mesmo dia, assinada por todos os governadores nordestinos.

Sobre a insatisfação de alguns governadores com a carta, Eduardo Leite disse que “fazer a governança de governadores não é algo simples porque todos tem a mesma governança hierárquica”, e que os chefes dos governos estaduais não mandam nos votos dos deputados. “Mas podemos dar respaldo com posicionamentos claros e efetivos”, acrescentou.

A primeira carta, assinada por sete dos nove governadores da região, ressaltava a importância de os estados serem garantidos no texto por causa do déficit nos regimes de aposentadoria e pensão de seus servidores. Já a segunda carta acrescentava pontos específico, que querem ver retirados da proposta inicial, como as mudanças no Benefício de Prestação Continua (BPC) e nas aposentadorias rurais. Eles questionaram também a desconstitucionalização da Previdência e o sistema de capitalização, no qual se baseia o regime futuro de Previdência.

Crédito suplementar no radar

Está prevista para as 14h a sessão no Congresso Nacional para a apreciação do projeto de crédito suplementar que autoriza o Executivo a descumprir a chamada “regra de ouro” e pagar, com recursos emprestados, despesas correntes de R$ 248,9 bilhões (PLN 4/19).

No fim da manhã, por volta de 11h, o texto tem de ser encaminhado à Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Outras notícias

Banco Inter fará desdobramento e mira Nível 2 de Governança da B3

Bolsonaro conversará com Moro sobre vazamentos da Lava Jato

CNMP abre representação disciplinar sobre suposta troca de mensagens

Notícia da Petrobras, Eztec, BB e do Bradesco

Fitch coloca rating da Sonae Sierra Brasil em observação positiva

Conselho da Liq aprova submeter à AGE proposta de grupamento