Quer entender como funciona um fundo de investimento?

28 de maio de 2019 Por Redação

Para facilitar a explicação, vamos comparar um Fundo de Investimento com o processo de fabricação e venda de um hambúrguer

 

 

Estamos acostumados a viver em um mundo onde as mercadorias chegam prontas em nossas mãos. Se queremos comer um hambúrguer, por exemplo, pegamos o telefone, apertamos alguns botões e em questão de minutos ele chega em nossa casa. Raramente pensamos naquilo que está por trás de todo o processo como o chef, chapeiro, de onde vieram os ingredientes ou até mesmo onde está localizado o restaurante. Será que se soubéssemos de todas essas informações continuaríamos comendo nos mesmos lugares?

Assim como um hambúrguer o fundo de investimento que você normalmente vê na tela do seu celular envolve diversos players. Para termos certeza de que estamos adquirindo um produto de qualidade, entender sua procedência, as partes envolvidas e os canais que envolvem o produto é crucial. Vamos então falar sobre a estrutura que envolve um Fundo de Investimento.

Podemos resumi-la da seguinte maneira:

 

Podemos começar a observar a figura acima por nós, que somos investidores ou cotistas. Afinal de contas um fundo só existe porque há pessoas com dinheiro para investir. Para se adquirir a cota de um fundo precisamos realizá-la através de um distribuidor que será um intermediário financeiro como uma corretora, por exemplo. Se fossemos comparar o fundo com um hambúrguer, os investidores seriam os clientes e o intermediário, o restaurante.

Assim como para se fazer um hambúrguer, o fundo que adquirimos possui um processo interno feito por dois players fundamentais: o administrador e o gestor. Normalmente eles são feitos por terceiros, como se fossem os fornecedores do restaurante. Ainda que na prática ambos sejam conjuntamente responsáveis por muitas tarefas e processos do fundo, podemos destacar algumas de suas particularidades.

O administrador é uma pessoa jurídica autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Como seu nome diz, ele é responsável por administrar o fundo e principalmente fazer frente ao cotista. Isso quer dizer que é ele quem cuida da parte burocrática de registros de cotas, assembleias e elaboração e distribuição das informações. Por ser o canal direto com o cotista uma de suas responsabilidades fundamentais é de esclarecer suas dúvidas caso queira ou precise entrar em contato. Poderíamos compará-los com o SAC de um restaurante e por isso nunca exite em entrar em contato com os fundos e pedir esclarecimentos. Por menor que seja sua cota você também tem o direito de ser atendido e ouvido.

O gestor, por sua vez, é a pessoa jurídica contratada pelo fundo para realizar a gestão profissional da carteira. Isso quer dizer que o gestor está mais ligado à operacionalização da carteira e suas estratégias. Eles são obrigados a garantir as melhores práticas do mercado e adotar estratégias adequadas de proteção de perdas e volatilidade. Ele seria nosso chapeiro e chef que idealiza o melhor jeito de se fazer um hambúrguer.

O dinheiro do investidor, repassado pelo distribuidor ao gestor que o opera, é convertido em títulos que são guardados pelo custodiante. Para garantir que todo esse processo esteja sendo feito corretamente existe a figura do auditor independente que realiza sua inspeção uma vez ao ano. Ainda outra opção adotada por alguns fundos, utilizada para mostrar uma garantia a mais para seus investidores, são as agências de classificação de risco que medem o risco do fundo. Em um restaurante, esses seriam os críticos de revistas.

Assim como é complicado, senão impossível, para um leigo avaliar tudo o que envolveu um simples hambúrguer de um restaurante, também o é com os Fundos de Investimento. Nem todos nós sabemos todas as normas da Anvisa ou da CVM e saberíamos ler e entender um parecer profissional. Seguir os conselhos de um amigo que gostou de um restaurante, ou investimento, pode não servir para nós dado nossa particularidade.

Por isso, contar com a ajuda de especialistas que entendam seu perfil e saibam avaliar as opções do mercado é a forma mais segura e ótima para se operar com fundos ou outras opções financeiras.

Entre em contato com a Fiere Investimentos para saber mais sobre seu perfil e as melhores opções que o mercado oferece para você.

 

Esse texto foi produzido pela Fiere Investimentos. Acesse aqui e veja como funciona uma gestão profissional de investimentos.

Baixe o e-book gratuitamente e conheça mais detalhes sobre os Fundos de Investimentos e suas classificações. Clique aqui para baixar.