Mercado repercute votações na Câmara e outros destaques para esta quinta-feira

23 de maio de 2019 Por Redação

 

Atualizado às 8h15min

Bolsas e petróleo (8h11min)

As Bolsas na Ásia fecharam em queda e na Europa operam no negativo. A sessão é marcada pela aumento da aversão ao risco com novo acirramento das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. O secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, afirmou à CNBC que uma nova viagem a Pequim para retomar as negociações comerciais ainda não foi programada. Isso reduz as esperanças de um entendimento entre os dois países.

China (Shanghai Comp.): -2,56% (pregão encerrado)

Japão (Nikkei 225): -0,62% (pregão encerrado)

Alemanha (DAX): -1,60%

Londres (FTSE 100): -1,34%

Petróleo WTI: -1,50% (US$ 60,50)

Petróleo Brent: -1,59% (US$ 69,86)

Minério de ferro na China

Contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram alta de +0,9%, cotados a 728,50 iuanes.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -0,85% e o S&P 500 futuro em -0,85% às 8h15min.

Mercado repercute votações

Os investidores repercutem nesta quinta-feira várias votações realizadas pela Câmara na noite de quarta-feira que são do interesse do Planalto.

Câmara aprova o texto base da MP da reforma administrativa

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta, 22, o texto base da Medida Provisória (MP) 870/19, que trata da reforma administrativa do governo do presidente Jair Bolsonaro que reduziu o número de ministérios de 29 para 22.

Os deputados firmaram um acordo para evitar uma das polêmicas, a recriação de dois ministérios fundidos (Cidades e Integração Nacional). Pelo acordo, os deputados aprovaram a manutenção dos dois no Ministério do Desenvolvimento Regional, revertendo a mudança proposta pelo projeto de lei de conversão do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Deputados aprovam manutenção do Coaf no Ministério da Economia

Por 228 votos, o plenário da Câmara dos Deputados manteve a decisão da comissão mista que analisou a Medida Provisória da Reforma Administrativa (MP 870/19)  e aprovou hoje (22) a volta do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Economia.

Os deputados rejeitaram um destaque que queria restaurar o texto original que determinava que o órgão ficaria sob a guarda do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Entre os deputados, 210 votaram pela aprovação do destaque e quatro se abstiveram.

Com isso, o órgão definitivamente sai do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A permanência do Coaf na pasta comandada por Sergio Moro era defendida pelo ministro.

Senado aprova a ampliação de capital estrangeiro na aviação

O plenário do Senado aprovou nesta quarta, 22, a Medida Provisória (MP) 863/18, que autoriza as empresas de aviação com sede no Brasil a terem participação ilimitada de capital estrangeiro. Com isso, deixa de existir o limite de 20% de capital estrangeiro nas aéreas nacionais. A matéria segue para sanção presidencial.

O texto aprovado incluiu o fim da cobrança por bagagem despachada. Nas linhas domésticas, a franquia de bagagem por passageiro será de 23 kg nas aeronaves acima de 31 assentos. Nas linhas internacionais, a franquia funcionará pelo sistema de peça ou peso, seguindo a regulamentação específica. Apesar da definição estabelecida pelo Congresso, os trechos incluídos na medida podem ser vetados pelo presidente Jair Bolsonaro.

Sem ‘toma lá da cá’

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, um dos mais próximos do presidente, disse que Jair Bolsonaro não vai ceder ao “toma lá da cá” do Congresso.

A afirmação foi feita em entrevista a Globo News.

O cerne da crise entre o Planalto e os deputados do Centrão reside principalmente nas reclamações dos parlamentares de que o governo federal confunde fisiologismo com troca de cargos para ter uma base mais sólida.

Leia também:

E agora Magalu? Centauro apresenta proposta pela Netshoes

Petrobras aprova modelo de venda adicional de participação na BR Distribuidora

Natura confirma compra da Avon

Notícia da CSN, Sanepar, Duratex e da CBD

Peste suína africana pode ampliar venda de carne de porco para China

Anac aprova concessão da Air Europa para explorar voos domésticos

Acionistas da Liq querem AGE para deliberar sobre a destituição do atual Conselho de Administração     

Análise gráfica

Análise do Ibovespa, Vale3, Mrve3, Bbas3, Ggbr4 e de outros papéis