Ibovespa sobe com noticiário político

20 de maio de 2019 Por Redação

Atualizado às 12h24min

O Ibovespa passou a ter alta com a notícia de que o Major Vitor Hugo (PSL-GO) deve deixar a liderança do governo na Câmara.

No horário acima o Ibovespa se valorizava +0,94% aos 90.836 pontos. 

Dólar

O dólar tinha leve alta mesmo com o Banco Central (BC) leiloando nesta segunda, 20, terça (21) e quarta-feira (22) US$ 3 bilhões das reservas internacionais com o compromisso de comprar o dinheiro daqui a alguns meses. Desde o fim de março, a autoridade monetária não fazia esse tipo de operação.

Nos últimos dias, o dólar tem enfrentado fortes oscilações num cenário de instabilidade na economia internacional e de tensões domésticas com a revisão para baixo do crescimento econômico e as negociações em torno da reforma da Previdência. A divisa está no maior nível em oito meses.

Vale em queda

O risco iminente de rompimento da barragem da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG) leva as ações da Vale (VALE3) a ter queda.

A maior preocupação é com a possibilidade de o rompimento de um talude gerar uma movimentação sísmica que comprometa de vez a barragem.

A mineradora Vale iniciou na última quinta-feira a construção de uma contenção de concreto, que vai funcionar como uma barreira física caso haja rompimento da barragem. Em nota, a Vale informou que iniciou a terraplenagem para a construção da barreira, a 6 quilômetros da barragem.

Para a semana

Fala do presidente do BC americano

Na segunda à noite o presidente do Federal Reserve (Banco Central americano), Jerome Powell, discursa no Fed de Atlanta sobre o tema “avaliando os riscos para o sistema financeiro”. O mercado observa se haverá alguma sinalização sobre os juros americanos.

Ata do Fed

Um dos eventos mais aguardados da semana é a divulgação da Ata do Fed, o Banco Central americano.

Com o BC de lá sob pressão de Donald Trump para reduzir os juros, os investidores aguardam se haverá alguma sinalização nesse sentido no documento.

Na última reunião, o Federal Reserve manteve as taxas de juros do país no intervalo de 2,25% a 2,50%. No comunicado, após a decisão, o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto – que decide os juros) reforçou o tom paciente.

Com Finance News e Agência Brasil

Outras notícias

Mercado reduz PIB pela 12° semana seguida

Randon e Fras-le divulgam receita bruta e receita líquida de abril

Governo anunciará novos bloqueios no Orçamento na quarta

Agenda: ata do BC americano, reforma da Previdência e outros destaques

Artigo

8 mitos sobre investimentos para você não errar mais. Não ignore o 3°