Ibovespa fecha em alta de +0,50%. Na semana caiu -0,24%. Dólar recua

3 de maio de 2019 Por Redação

Atualizado às 17h36min

Ibovespa

O Ibovespa teve alta +0,50% aos 96.007 pontos. Na semana caiu -0,24%.

Dólar

O dólar fechou em queda de -0,51% vendido a R$ 3,9390. Na semana, teve alta de +0,20%. Em 2019, sobe 1,67%.

Gráfico do Ibovespa

Analistas gráficos ouvidos pela reportagem do Finance News afirmaram que o índice Bovespa tem, no curto prazo, duas resistências a serem vencidas para poder continuar subindo: a primeira na região de 96.535 pontos e a segunda em 97.400 pontos.

Eles lembram que resistências são regiões onde vendedores geralmente ganham força.

Já o suporte de curto prazo mais importante é em 95.400 pontos.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa

Corporativo

Via Varejo

As ações da Via Varejo (VVAR3) lideraram os ganhos no Ibovespa. O conselho de administração da companhia, aprovou na véspera,  a proposta a acionistas para exclusão de cláusulas do estatuto da varejista, dona do Ponto Frio e da Casas Bahia, que encarecem a venda de participação relevante na empresa.

O alvo da proposta é Assembleia Extraordinária de Acionistas dia 3 de junho.

“A administração da companhia entende que a exclusão de tais dispositivos é positiva para a companhia e seus acionistas, dado que a cláusula de proteção à dispersão acionária pode obrigar investidores relevantes interessados em investir na companhia a terem que realizar oferta pública de aquisição da totalidade das ações em circulação a preços artificialmente elevados”, destacou a empresa.

O GPA, que controla a Via Varejo, tenta vender a varejista desde o final de 2016.

O Ibovespa futuro (INDM19 – contrato com vencimento para 12 de junho) abriu em alta e aumentou os ganhos após o relatório de emprego americano revelar que os Estados Unidos geraram mais postos de trabalho que o esperado.

No horário acima o índice subia +0,52% aos 96.600 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Cielo

Os papéis da Cielo (CIEL3) tiveram queda mesmo com a empresa anunciando medidas para deter o avanço da concorrência. Nesta sexta a companhia enviou um comunicado onde afirma: ‘transparência acabará de vez com pegadinhas, asteriscos, letras miúdas e condições impossíveis de serem cumpridas’.

Itaú

Os papéis do Itaú (ITUB4) tiveram queda. O Itaú teve lucro líquido recorrente de R$ 6,9 bi no 1T19, alta de 7,1%.

Natura

O lucro da Natura saltou 72,8% no 1T19. Mesmo assim, os papéis fecharam em baixa no pregão desta sexta. 

Outros destaques do dia

EUA geram mais empregos que o esperado

Os EUA criaram 263 mil novos empregos em abril, o que levou a taxa de desemprego para uma mínima em 49 anos: 3,6%. Esses dados sugerem uma recuperação da economia após um início lento no novo ano. O projetado por analistas era a criação de 217 mil vagas.

O relatório de empregos, chamado de Payroll, é importante porque é levado em consideração pelo Banco Central americano na formulação da política de juros.

Brasil: produção industrial cai 1,3% em março

Em março de 2019, a produção industrial nacional recuou 1,3% em comparação a fevereiro deste ano (série com ajuste sazonal), eliminando, assim, o crescimento de 0,6% observado no mês anterior. No confronto com março de 2018 (série sem ajuste sazonal), a indústria caiu 6,1%, queda mais intensa desde maio de 2018 (-6,3%).

O acumulado nos últimos doze meses (-0,1%) apontou o primeiro resultado negativo desde agosto de 2017 e permaneceu com a trajetória descendente iniciada em julho de 2018 (3,3%). Já o acumulado no ano teve recuo de 2,2%.