Medo de recessão global e outros destaques desta sexta, 31 de maio

31 de maio de 2019 Por Redação

 

 

Atividade industrial da China encolhe com mais força que o esperado

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria da China caiu a 49,4 em maio de 50,1 em abril. O dado é da agência de estatísticas.

A contração veio mais forte do que os analistas esperavam em maio.

Mundo: EUA aplicam tarifas ao México

O mercado avalia as consequências da decisão do presidente americano Donald Trump. Ele anunciou que vai taxar em 5% todas as importações produtos do México por causa da imigração ilegal.

A medida passa a valer em 10 de junho. Segundo Trump, o percentual pode aumentar para até 25% caso imigração clandestina não termine ou não seja drasticamente reduzida.

Receio de recessão global derruba Bolsas e commodities

O receio de uma recessão global provocada pela guerra comercial derruba os principais índices acionários da Europa, o preço do petróleo e do minério de ferro na China.

Bolsas e petróleo (7h53min)

China (Shanghai Comp.): -0,24% (pregão encerrado)

Japão (Nikkei 225): -1,63% (pregão encerrado)

Alemanha (DAX): -1,96%

Londres (FTSE 100): -0,97%

Petróleo WTI: -1,96% (US$ 55,48)

Petróleo Brent: -2,22% (US$ 63,88)

Minério de ferro na China

Contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram queda de -1,62%, cotados a 727 iuanes.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -1,10% e o S&P 500 futuro em -1,15% às 7h56min.

Fusão entre BRF e Marfrig

Analistas de mercado se debruçam sobre a notícia que agitou o setor corporativo. A BRF (BRFS3) e a Marfrig (MRFG3) informaram em fato relevante após o pregão desta quinta, 30, que negociam a fusão de seus negócios.

A BRF destacou que, no contexto da avaliação de opções estratégicas que possam gerar valor para seus acionistas, iniciou tratativas com a Marfrig para avaliar combinação de negócios entre as duas companhias.

Nesse sentido, o Conselho de Administração aprovou a assinatura de Memorando de Entendimentos vinculante com a Marfrig estabelecendo regras e condições de acesso a informações que permitam que as companhias aprofundem e deem seguimento à análise da possível viabilização da transação.

Segundo a BRF, o Memorando de Entendimentos prevê período de exclusividade de 90 dias, prorrogáveis por 30 dias, durante o qual nenhuma das partes poderá iniciar negociações com terceiros.

Reações do governo aos protestos

O governo avalia nesta sexta as manifestações estudantis de quinta contra o contingenciamento de verbas para a educação. Os protestos foram menores do que os realizados 15 dias atrás.

Julgamento do Supremo sobre estatais será retomado semana que vem

O plenário do Supremo Tribunal Federal começou a analisar na quinta-feira, 30, se o governo federal pode vender estatais sem a autorização do Congresso.

O julgamento acabou suspenso após a manifestação de advogados das entidades autoras da ação, da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) e deve ser retomado na próxima quarta, 5, para o voto dos ministros do STF.

Bolsonaro: tendência do governo é vetar franquia de bagagem

O presidente Jair Bolsonaro afirmou durante transmissão semanal ao vivo em sua página no Facebook, que a sua tendência é vetar o dispositivo que determinou a gratuidade no despacho de bagagens aéreas em voos operados dentro do país.

A volta da franquia de bagagem foi aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional, na análise da Medida Provisória (MP) 863/2018, que permite 100% de participação de capital estrangeiro em empresas aéreas que atuam no Brasil. O texto agora precisa ser sancionado pelo presidente da República para entrar em vigor. O prazo para a sanção vai até o dia 17 de junho.

Notícias

Notícia do IRB, Itaú, CBD, e da Ecorodovias

Marfrig e BRF avaliam combinar negócios

Log Commercial Properties informa sobre dividendos

Via Varejo sobre notícia da Agência Estado: ‘não comenta rumores de mercado’

Vale estima que as operações da Samarco sejam retomadas no 2° semestre/2020

Liq tem novo CEO e CFO. Confira os nomes

Análise do Ibovespa

Análise do Ibovespa, Petr4, Vale3, Lren3, Sula11, Vivt4 e de outros papéis