Agenda: ata do BC americano, reforma da Previdência e outros destaques

19 de maio de 2019 Por Redação

Reforma da Previdência

Na agenda, as articulações em torno da reforma da Previdência continuam no radar. No fim de semana o líder do governo na Câmara dos Deputados, major Vitor Hugo (PSL), afirmou que pode apoiar um eventual texto alternativo da reforma da Previdência elaborado pelos parlamentares se essa proposta tiver os moldes da que foi apresentada pelo Executivo.

A proposta de um texto alternativo de reforma da Previdência elaborado pelos parlamentares começou a ser discutida em uma reunião na última quinta, 16, na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com líderes partidários.

No entanto, o presidente da Comissão Especial da Previdência, Marcelo Ramos, explicou que a ideia dos parlamentares não é propor um texto novo, mas fazer mudanças significativas na estrutura do projeto, como rejeitar a chamada desconstitucionalização defendida pelo governo.

Plenário terá oito MPs para analisar na próxima semana

O Plenário da Câmara vai analisar pelo menos oito medidas provisórias (MPs) e o mercado fica de olho se haverá novas derrotas do governo. Entre essas MPs está a que autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil. A MP perde a vigência no dia 27 de maio.

Uma das MPs mais polêmicas é a 870/19, que reorganiza a estrutura ministerial do Poder Executivo, diminuindo o número de pastas e redistribuindo atribuições.

A maior discórdia no texto é o retorno do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ao Ministério da Economia. O texto original previa sua alocação no Ministério da Justiça e Segurança Pública, mas um destaque aprovado na comissão mista o retirou dessa pasta.

Fala do presidente do BC americano

Na segunda à noite o presidente do Federal Reserve (Banco Central americano), Jerome Powell, discursa no Fed de Atlanta sobre o tema “avaliando os riscos para o sistema financeiro”. O mercado observa se haverá alguma sinalização sobre os juros americanos.

Ata do Fed

Um dos eventos mais aguardados da semana é a divulgação da Ata do Fed, o Banco Central americano.

Com o BC de lá sob pressão de Donald Trump para reduzir os juros, os investidores aguardam se haverá alguma sinalização nesse sentido no documento.

Na última reunião, o Federal Reserve manteve as taxas de juros do país no intervalo de 2,25% a 2,50%. No comunicado, após a decisão, o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto – que decide os juros) reforçou o tom paciente.

Segunda, 20

1h30min – Japão – produção industrial

8h25min – Brasil – relatório Focus

20h – EUA – pres. BC americano Jerome Powell discursa

Terça, 21

18h30min – EUA – estoques do petróleo bruto semanal API

20h50min – Japão – exportações/importações

Quarta, 22

11h30min – EUA – estoques do petróleo bruto

15h – EUA – Atas da reunião do Fomc

Quinta, 23

3h – Alemanha – PIB

4h15min – França – PMI industrial

4h30min – Alemanha – PMI serviços e industrial

5h – Eurozona – PMI industrial e de serviços (maio – prévia)

8h30min – Eurozona – BCE publica ata da reunião de política monetária

10h15min – EUA – PMI industrial (maio – prévia)

Sexta, 24

8h – Brasil – FGV – confiança do consumidor

9h – Brasil – IPCA 15 – maio