Petrobras sobe antes de encontro de Bolsonaro com Guedes

15 de abril de 2019 Por Redação

O ministro da Economia, Paulo Guedes

 

Atualizado às 11h52min 

O Ibovespa operava em alta nesta segunda-feira, 15. No horário acima subia +0,25% aos 93.106 pontos.

O índice tinha valorização impactado positivamente pelos papéis da Petrobras (PETR3, PETR4). O mercado aguarda com expectativa a reunião entre o ministro da Economia, Paulo Guedes e o presidente Jair Bolsonaro hoje à tarde. No encontro eles vão conversar sobre a decisão de Bolsonaro de intervir no preço do diesel.

Para Guedes basta uma conversa com Jair Bolsonaro para “consertar tudo”.

Bolsonaro também convidou ministros ligados a área, e uma equipe técnica da Petrobras para comparecerem ao Palácio do Planalto, nesta próxima terça-feira, 16, com o intuito de discutir os aspectos técnicos da decisão.

CCJ no radar

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara se reúne hoje a partir das 14h, para debater o parecer da reforma da Previdência (PEC 6/19). O presidente do colegiado, Felipe Francischini (PSL-PR), disse que até amanhã (16) haverá um “mapeamento das intenções de votos”.

Em entrevista coletiva em Curitiba, Francischini demonstrou otimismo com a votação. “[Integrantes da base aliada do governo] estão fazendo trabalho de corpo a corpo, conversando individualmente com cada deputado, começando pelos integrantes da CCJ”, disse. “Acredito que já há condições para superar obstáculos.”

Prévia do PIB mostra contração da atividade econômica

​​​​O Banco Central divulgou nesta segunda-feira, 15, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) referente a fevereiro de 2019. Esse indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto.

O IBC-Br caiu -0,73% em fevereiro, em relação a janeiro. Foi a maior contração desde a greve dos caminhoneiros. Na comparação com fevereiro do ano passado, o índice teve alta de 2,49% e em 12 meses registrou crescimento de 1,21%.

Para a semana:

PIB da China

Em âmbito internacional, os investidores monitoram o resultado do Produto Interno Bruto da China. O dado se refere ao 1° trimestre de 2019 e será divulgado na noite de terça, 16. O projetado é um crescimento de 6,3% nos primeiros três meses de 2019,

O gigante asiático vinha dando sinais de desaceleração da economia em meio a guerra comercial com os Estados Unidos.

Reunião da Opep

Ministros do petróleo da Opep, Rússia e outros grandes países produtores se reunirão

Começa na quarta em Viena, na Áustria, e vai até quinta o encontro da Organização dos países exportadores de petróleo junto com outro grandes produtores como a Rússia. O objetivo é discutir sobre a política de produção para os próximos seis meses.

Embora a expectativa seja decidir sobre a política de produção do cartel, esse encontro está no radar dos mercado já que pode haver declarações dos integrantes da Opep sobre o acordo a ser realizado no meio do ano.

Espera-se para junho um acordo da política de produção com uma extensão do pacto até o momento.

O cartel e a Rússia concordaram no final de 2018 em reduzir a produção por seis meses, o que levou os preços do Brent para acima de US$ 71.

Usiminas divulga resultado do 1°T19

Começa nesta semana a temporada de divulgação dos resultados do 1° trimestre de 2019. A Usiminas (USIM5) divulga o relatório antes do pregão na quinta, 18.

Estudo gráfico

Clique aqui para assistir ao estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Brfs3, Estc3, Mrfg3, Bbse3, Sanb11, Itub4, Bbas3 e Bbdc4.

Notícias

-Mercado reduz PIB pela 7° semana seguida