Ibovespa futuro sobe mais de 1% nesta segunda-feira

1 de abril de 2019 Por Redação

Atualizado às 9h24min

O Ibovespa futuro (INDJ19 – contrato com vencimento para 17 de abril) abriu em alta nesta segunda, 1° de abril. No horário acima subia +1,36% aos 96.620 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em alta de +0,76% e o S&P 500 futuro em +0,72% às 9h04min.

Petróleo e minério na China

Petróleo Brent: +1,60% (US$ 68,66).

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em forte alta de +4,67% (650 iuanes/tonelada).

Atividade industrial na China cresce

A atividade industrial na China cresceu em março pela primeira vez em quatro meses. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) subiu para 50,5 em março, ante 49,2 em fevereiro.

O crescimento do setor de serviços da China aumentou em março. O PMI oficial de serviços subiu para 54,8, de 54,3.

Atividade industrial na Eurozona cai

O PMI de indústria final do IHS Markit caiu pelo oitavo mês, atingindo 47,5 de 49,3 em fevereiro. É o pior mês em quase seis anos.

Negociações comerciais no radar

Negociações comerciais entre EUA e China entram em fase decisiva e o tema vai estar no radar do mercado esta semana.

O vice-premiê chinês Lui He viajará a Washington. O objetivo é se reunir com o secretário de comércio, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

Uma notícia positiva é que a China decidiu estender a suspensão das tarifas punitivas sobre carros e autopeças fabricados nos Estados Unidos como parte dos esforços de Pequim para facilitar as negociações.

Trâmite da Reforma da Previdência

O trâmite da Reforma da Previdência na Câmara continua sendo um dos principais destaques na agenda dos investidores.

Analistas e investidores avaliam se haverá atraso no andamento da proposta na Casa e também o quanto o texto poderá ser desidratado. O deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), o relator da reforma da Previdência, já disse que vai apresentar o parecer sobre a proposta no próximo dia 9 de abril.

Guedes na CCJ

O ministro da economia, Paulo Guedes, irá à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na terça, 2, para falar sobre o projeto de Reforma da Previdência. Será um importante termômetro de como está a aceitação do projeto na Comissão.

Na semana passada Guedes desistiu de ir a CCJ, o que desagradou muitos parlamentares.

Saída diplomática

O governo brasileiro resolveu fazer a abertura de um escritório comercial do governo brasileiro em Jerusalém. Sobre a transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, o que geraria irritação de países árabes, nada foi falado.

A decisão foi anunciada neste domingo, durante visita oficial do presidente Jair Bolsonaro à Israel. Ele se reunir com o premiê do Estado judeu, Benjamin Netanyahu.

Analistas consideram que a abertura do escritório em Jerusalém é uma saída diplomática para o embaraço gerado com países árabes após Bolsonaro ter manifestado intenção de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne halal.

Estudo gráfico

Assista clicando aqui ao estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Engi11, Brap4, Jbss3, Brfs3, Natu3, Prio3 e outros papéis.

Notícias

Mercado reduz PIB para este ano e 2020

Cemig altera pela 3° vez data de divulgação do balanço: agora é para 1° de abril

CSN conclui operação com Glencore. Companhia anuncia alongamento de dívida

Bradespar detalha proposta de dividendos e JCP

Aprovado grupamento da Paranapanema. Proporção será de 17 ações para 1