Ibovespa futuro perto da estabilidade nesta segunda-feira

15 de abril de 2019 Por Redação

Atualizado às 9h11min 

O Ibovespa futuro (INDJ19 – contrato com vencimento para 17 de abril) operava perto da estabilidade nesta segunda, 15. No horário acima subia +0,24% aos 93.300 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava perto da estabilidade em +0,04% e o S&P 500 futuro em -0,02% às 9h10min.

Petróleo e minério

O petróleo Brent tinha queda de -0,89% (US$ 70,89).

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em alta de +0,15% (653 iuanes/tonelada).

Prévia do PIB mostra contração da atividade econômica

​​​​O Banco Central divulgou nesta segunda-feira, 15, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) referente a fevereiro de 2019. Esse indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto.

O IBC-Br caiu -0,73% em fevereiro, em relação a janeiro. Na comparação com fevereiro do ano passado, o índice teve alta de 2,49% e em 12 meses registrou crescimento de 1,21%.

CCJ quer discutir Previdência hoje. Centrão quer adiar

Na política as atenções se voltam para a Câmara nesta semana. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini (PSL-PR) disse que há condições de votar o parecer da Reforma da Previdência ainda esta emana, mas é difícil prever prazos.

A proposta de Francischini é votar o parecer da Reforma e em seguida o da proposta que torna o Orçamento mais impositivo. Mas o Centrão pode atrapalhar os planos do governo e inverter a pauta para dar uma demonstração de força ao Planalto.

E é nisso que o mercado vai ficar de olho.

Segundo o Delegado Waldir, o PSL quer a votação do parecer da reforma da Previdência ainda na terça-feira (16), pois quarta-feira (17), por ser véspera do feriado da Semana Santa, não deverá haver quórum na comissão.

Mercado avalia desdobramentos da intervenção na Petrobras

Os investidores continuam monitorando os desdobramentos da intervenção do Planalto no preço do diesel.

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, basta uma conversa com Jair Bolsonaro para “consertar tudo”. Os dois se encontram na tarde desta segunda-feira.

Bolsonaro convidou ministros ligados a área, e uma equipe técnica da Petrobras para comparecerem ao Palácio do Planalto, na próxima terça-feira, 16, com o intuito de discutir os aspectos técnicos da decisão.

Bolsonaro pode deixar PSL, diz jornal

Segundo o jornal O Globo, o PSL passou a irritar o presidente Jair Bolsonaro. Nesta segunda-feira, 15, uma reportagem revela que, em conversa com líderes partidários na última semana, Bolsonaro chegou a confidenciar o desejo de deixar a sigla no futuro.

Para a semana:

PIB da China

Em âmbito internacional, os investidores monitoram o resultado do Produto Interno Bruto da China. O dado se refere ao 1° trimestre de 2019 e será divulgado na noite de terça, 16. O projetado é um crescimento de 6,3% nos primeiros três meses de 2019,

O gigante asiático vinha dando sinais de desaceleração da economia em meio a guerra comercial com os Estados Unidos.

Reunião da Opep

Ministros do petróleo da Opep, Rússia e outros grandes países produtores se reunirão

Começa na quarta em Viena, na Áustria, e vai até quinta o encontro da Organização dos países exportadores de petróleo junto com outro grandes produtores como a Rússia. O objetivo é discutir sobre a política de produção para os próximos seis meses.

Embora a expectativa seja decidir sobre a política de produção do cartel, esse encontro está no radar dos mercado já que pode haver declarações dos integrantes da Opep sobre o acordo a ser realizado no meio do ano.

Espera-se para junho um acordo da política de produção com uma extensão do pacto até o momento.

O cartel e a Rússia concordaram no final de 2018 em reduzir a produção por seis meses, o que levou os preços do Brent para acima de US$ 71.

Usiminas divulga resultado do 1°T19

Começa nesta semana a temporada de divulgação dos resultados do 1° trimestre de 2019. A Usiminas (USIM5) divulga o relatório antes do pregão na quinta, 18.

Estudo gráfico

Clique aqui para assistir ao estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Brfs3, Estc3, Mrfg3, Bbse3, Sanb11, Itub4, Bbas3 e Bbdc4.

Notícias

-Mercado reduz PIB pela 7° semana seguida

Guedes: ‘uma conversa conserta tudo’

Petrobras explica à CVM intervenção de Bolsonaro

Petrobras não vai sofrer interferência do governo, diz Planalto

Controladora da Cesp publicará edital da OPA dia 15 de abril

Dommo divulga produção mensal de petróleo em março

Agenda da semana

Agenda: Prévia do PIB, PIB da China e Previdência no radar

 

 

Whatsapp do Finance News

O Finance News implantou seu Whatsapp, onde são compartilhadas notícias em um grupo chamado “notícias do Finance News”. Para participar do grupo acesse: https://chat.whatsapp.com/KIRltZ10dS160EF6EogJyZ

Caso este grupo esteja cheio, você pode participar acessando o outro grupo chamado notícias Finance News 2. O link é: https://chat.whatsapp.com/LUSNqhxf10P7kzWQJ34yc7