Ibovespa futuro cai mais de 1% nesta sexta-feira. ADRs da Petrobras derretem em NY

12 de abril de 2019 Por Redação

Atualizado às 9h15min

O Ibovespa futuro (INDJ19 – contrato com vencimento para 17 de abril) abriu em queda nesta sexta. No horário acima caía -1,67% aos 93.480 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Os investidores repercutem nesta sexta a ação intervencionista na política de preços da Petrobras, o que fragiliza a credibilidade da equipe econômica. O Planalto ordenou e a Petrobras cancelou o aumento do preço do diesel nas refinarias para evitar outra greve dos caminhoneiros.

ADRs da Petrobras afundam em NY

As ADRs da Petrobras negociadas em Nova York abriram em forte queda de mais de 4%.

Política no radar

O governo avançou contra o Centrão mas não conseguiu barrar o movimento de líderes na Câmara que querem atrapalhar a votação da reforma da Previdência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A votação está prevista para semana que vem.

Líderes do Centrão (formado por PP, PR, DEM, PRB, Solidariedade e Podemos) querem que a CCJ vote a Proposta de Emenda à Constituição do Orçamento impositivo antes da reforma da Previdência.

Novos rounds dessa queda de braço desse ocorrer ao longo desta sexta.

Mercado precifica incertezas com Previdência

No momento analistas de mercado ainda se concentram em tentar mensurar o quanto o texto da nova Previdência será desidratado na Câmara.

No entanto, à medida que surgem sinais de atrasos não esperados no trâmite do texto na Casa até a votação, e a estratégia atual de convencimento do governo para conseguir votos se mostrar ineficiente, será normal os preços dos ativos começarem a se ajustar para um cenário extremo de “não reforma”.

Petróleo e minério

O petróleo Brent subia +1,17% (US$ 71,66)

Minério de ferro na China sobem

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em alta de +0,69% (653,50 iuanes/tonelada).

Futuros americanos em alta

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em alta de +0,86% e o S&P 500 futuro em +0,64% às 9h10min.

Exportações da China se recuperam em março

As exportações da China se recuperaram em março e subiram 14,2% sobre o ano anterior, mostraram dados da alfândega nesta sexta-feira. As importações encolheram pelo quarto mês seguido e recuaram 7,6% sobre o ano anterior, pior do que a expectativa de queda de 1,3%.

Ministério da Economia prepara PDV para estatais

O ministério da Economia informou que estão em estudo projetos para a venda de empresas estatais e implantação de Programas de Demissão Voluntária (PDVs). Ao todo, a União tem 135 estatais, com mais de 450 mil empregados. As empresas que serão alvo das medidas não foram anunciadas.

Pauta bomba de Mendes

O ministro Gilmar Mendes , do Supremo Tribunal Federal, liberou para julgamento a ação sobre correção monetária de precatórios antigos (títulos de dívidas do poder público reconhecidas pela Justiça).

A ação pode provocar impacto de R$ 40,8 bilhões apenas na Justiça Federal, em relação a precatórios e outros créditos devidos pela Fazenda Pública Federal.

Outras notícias

Planalto ordena e Petrobras cancela aumento do preço do diesel nas refinarias

Petrobras confirma estudos para a venda adicional de participação BR Distribuidora

Notícia da CCR, da Taesa e de outras empresas

Governo vai rever monopólio da Petrobras no setor de gás, diz ministro

Modelo de capitalização da Eletrobras deve ser anunciado até junho

Tenda divulga prévia dos resultados operacionais do 1T19

Multiplan passa a deter 100% do BH Shopping

Análise gráfica

Análise do Ibovespa, dólar, Petr4, Vale3, Brdt3 e outros papéis