Ibovespa fecha estável. Dólar tem leve alta

22 de abril de 2019 Por Redação

Atualizado às 17h23min

Ibovespa

O índice Bovespa fechou perto da estabilidade nesta segunda, 22, de +0,01% aos 94.588 pontos.

Dólar

O dólar fechou em leve alta de +0,12%, vendido a R$ 3,9327.

Greve e Previdência no radar

Os investidores estão de olho nas negociações para a tão aguardada votação do parecer da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

A votação deve ocorrer nesta terça.

Segundo o jornalista Valdo Cruz, do site G1, a equipe do presidente Jair Bolsonaro aceitou retirar da reforma da Previdência Social quatro pontos da proposta de emenda constitucional (PEC) que está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Um desses pontos é o que retira a obrigatoriedade de recolhimento de FGTS de aposentados e do pagamento da multa de 40% da rescisão contratual deles.

A convocação de uma greve dos caminhoneiros para a semana que vem também está no radar do mercado, que observa as negociações entre um grupo da categoria e o Planalto.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas Ibovespa

JBS

Os papéis da JBS (JBSS3) tiveram forte alta. O motivo é que a China detectou novos casos de peste suína africana em fazendas na província de Hainan. Isso impacta positivamente as ações de frigoríficos brasileiros.

Cielo

Os papéis da Cielo (CIEL3) voltaram a ter queda nesta segunda-feira.

A adquirente de cartões Safrapay anunciou no feriadão que zerou a taxa para antecipar recebíveis a lojistas, o que aumenta ainda mais a competição no setor e impacta as ações da Cielo (CIEL3). A medida foi tomada dois dias depois de a Rede, que pertence ao Itaú (ITUB4) ter adotado uma estratégia parecida.

A adquirente Safrapay é o braço de pagamentos do Banco Safra. De acordo com informações de seu site, a oferta vale tanto para as vendas pagas com cartões de crédito tanto na modalidade à vista quanto no parcelado mas é válida para faturamento de até 50 mil reais mensais.

Na última quarta-feira, a Rede, divulgou que não mais cobraria taxa para antecipar recebíveis de lojistas que receberem pagamentos de compras com cartão de crédito à vista em terminais da empresa e que eles receberiam os valores em dois dias. As condições valem para empresas com faturamento de até 30 milhões de reais por ano.

Vale

Os papéis da Vale (VALE3) estiveram entre as maiores quedas do índice. O relator da CPI de Brumadinho no Senado, Carlos Viana (PSD-MG), pretende propor em seu relatório final um aumento no imposto sobre o royalty pago pelas mineradoras, conhecido como Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), informa o Valor.

O relator avalia elevar a alíquota é de 3,5% sobre a receita bruta da venda do minério de ferro e o relator cogita que se eleve para 10%. No ano passado, esse tributo gerou uma arrecadação de R$ 3 bilhões à Agência Nacional de Mineração (ANM).