Ibovespa fecha em queda de -1,98%. Na semana caiu -4,36%

12 de abril de 2019 Por Redação

Atualizado às 17h22min

O Ibovespa fechou em queda de -1,98% aos 92.875 pontos com as ações da Petrobras (PETR3, PETR4) afundando -8% após o presidente Jair Bolsonaro dizer que precisa ser “convencido” da necessidade do reajuste do diesel. Na semana o índice recuou -4,36%.

Bolsonaro afirmou que ligou para o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. “Me surpreendi com o reajuste de 5.7%. Não vou ser intervencionista. Não vou praticar a política que fizemos no passado, mas quero os números da Petrobrás”, afirmou.

O presidente Jair Bolsonaro questionou hoje o reajuste de 5,7% no preço do óleo diesel anunciado ontem (11) pela Petrobras. Bolsonaro disse que conversará com a direção da empresa para conhecer melhor a composição de custos do combustível no país. Ele negou qualquer tipo de intervenção do governo na estatal. A petroleira adiou o aumento.

“Eu não vou ser intervencionista, não vou praticar a política que fizeram no passado, mas eu quero os números da Petrobras. Tanto é que na terça-feira convoquei todas da Petrobras para me esclarecer porque 5,7% de reajuste, quando a inflação projetada para este ano está abaixo de cinco. Só isso, mais nada. Se me convencerem, tudo bem. Se não me convencerem, nós vamos dar a resposta adequada para vocês”, afirmou em entrevista a jornalistas logo após inaugurar o novo terminal internacional do Aeroporto de Macapá.

O presidente disse que há preocupação com reajuste dos combustíveis pelo impacto no setor de transporte de cargas, afetando diretamente os caminhoneiros. “E eu estou preocupado com o transporte de carga no Brasil, com os caminhoneiros. São pessoas que realmente movimentam as riquezas de Norte a Sul, de Leste a Oeste, que têm que ser tratadas com o devido carinho e consideração. E nós queremos um preço justo para o óleo diesel”, acrescentou.

Eletrobras e BB

A medida intervencionista de Bolsonaro na Petrobras prejudicou outras estatais.

As ações da Eletrobras (ELET3), que chegaram a ter alta com a notícia de que o modelo de capitalização deve ser anunciado até junho, viraram para o negativo.

Os papéis do Banco do Brasil (BBAS3) também caíam mais de 2%.

Dólar

A moeda americana terminou o dia vendida a R$ 3,8883, em alta de 0,83%. Na máxima chegou a ser cotada em R$ 3,9073.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa