Minério volta a subir forte na China e outros destaques para esta terça

2 de abril de 2019 Por Redação

 

Bolsas e petróleo (7h55min)

Os preços do petróleo bruto subiram para os níveis mais altos deste ano. A valorização ocorre em meio a sinais de que a oferta está voltando ao equilíbrio.

China (Shanghai Comp.): +0,20% (pregão encerrado)

Japão (Nikkei 225): -0,02% (pregão encerrado)

Alemanha (DAX): +0,47%

Londres (FTSE 100): +0,71%

Petróleo WTI: +0,86% (US$ 62,12)

Petróleo Brent: +0,39% (US$ 69,28)

Minério de ferro dispara na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em alta de +3,68% (662,50 iuanes/tonelada).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava perto da estabilidade em +0,05% e o S&P 500 futuro em +0,02% às 7h57min.

Comércio global em queda

O Organização Mundial de Comércio nesta terça-feira que o comércio mundial encolheu 0,3% no 4T18.

Além disso, a organização informou que o comércio deve crescer 2,6% este ano, abaixo da expansão de 3% em 2018 e da estimativa anterior de 3,7%.

Produção industrial

O IBGE divulga nesta terça, às 9h, dados da produção industrial de fevereiro e anual.

Brexit no radar

Em âmbito externo, um dos destaques é a repercussão da decisão do Parlamento britânico de não concordar com uma alternativa ao impopular acordo do Brexit proposto por Theresa May. A decisão deixa o país um passo mais próximo de deixar a União Europeia sem acordo algum.

Relator da reforma da Previdência apresentará parecer dia 9 de abril

O relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), disse na véspera que deve apresentar o parecer sobre a medida no dia 9 de abril. No entanto, segundo o parlamentar, mudanças no cenário político podem antecipar o relatório.

“Tem condição de apresentar [o relatório] inclusive antes, a depender do cenário político. Nesse momento, está mantida a data do dia 9 de abril para apresentar”, disse. Para Freitas, uma relação harmônica entre Executivo e Legislativo pode agilizar a tramitação da proposta.

Guedes vai à CCJ na quarta

O calendário de audiências públicas para debater a reforma da Previdência na comissão também está confirmado: na quarta-feira, está prevista a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes; e na quinta-feira, o tema será debatido com juristas.

“Espero que a reforma não seja muito desidratada”, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que conversará com parlamentares e líderes partidários para conseguir apoio em favor da reforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional. Ele disse esperar que a proposta não seja “muito desidratada” pelos parlamentares.

“Não é uma proposta minha nem do governo. É do Brasil. Nós não temos outra alternativa. Chegou a esse ponto de a Previdência estar deficitária realmente e temos que fazer essa reforma. Espero que o Congresso aprove sem que ela seja muito desidratada”, afirmou o presidente em rápida entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado, em Jerusalém. Bolsonaro cumpre visita oficial de quatro dias a Israel.

Jair Bolsonaro confirmou que deve se reunir com líderes partidários já na quinta-feira (4), após seu retorno de Israel, com o objetivo de convencê-los sobre a necessidade das mudanças nas regras de aposentadoria. A expectativa do presidente é que a reforma seja votada no plenário da Câmara até junho.

Carreiras

Perguntado se a mudança na carreira dos militares poderia dificultar a aprovação da reforma da Previdência, o presidente defendeu as características diferenciadas do trabalho nas Forças Armadas. “Eu sou suspeito para falar porque sou capitão do Exército, mas é uma vida completamente diferente. (…) Militar trabalha 24 horas por dia, em situações extraordinárias da tropa, tem GLO [Garantia da Lei da Ordem], as nossas missões são as mais variadas possíveis, em todos os momentos somos os primeiros a ser chamados, estamos na fronteira. É uma vida complicada”, disse.

Notícias

Notícia da Gol, BR Distribuidora, Guararapes, Dasa, Usiminas e da CVC

Vale: ‘são falsas as alegações sobre a tributação de suas operações no exterior’

Suzano: aprovada incorporação da Fibria

Fitch rebaixa BRF

Análise gráfica

Análise do Ibovespa, dólar, Petrobrás, Vale, IRB, PetroRio, Gerdau e outros papéis

Para esta terça, 2

9h – Brasil – produção industrial (fevereiro e anual)

22h45min – China – PMI do Setor de Serviços Caixin (março)

o que vem por aí: quarta, 3

9h15min – EUA – Variação de Empregos Privados ADP (março)

11h – EUA – PMI ISM Não-Manufatura (março)

11h30min – EUA – Estoques de Petróleo Bruto

Paulo Guedes vai à CCJ