- Finance News - https://financenews.com.br -

Qgep e Qualicorp divulgam balanço. Bolsonaro nos EUA e outros destaques

Bolsonaro se reúne na terça com Donald Trump

 

Bolsas e petróleo (8h27min)

Japão (Nikkei 225): +0,62% (pregão encerrado)

China (Shanghai Comp.): +2,47% (pregão encerrado)

Londres (FTSE 100): -0,15%

Alemanha (DAX): +0,68%

Petróleo WTI: -0,10% (US$ 58,76)

Petróleo Brent: +0,03% (US$ 67,18)

Minério de ferro

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em alta de +1,52% (632,50 iuanes/tonelada).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em leve queda de -0,16% e o S&P 500 futuro em +0,12% às 8h26min.

Reforma da Previdência no radar

A primeira reunião da CCJ será na próxima terça-feira, 19, mas o presidente do colegiado já descartou iniciar os debates sobre a reforma da Previdência antes da apresentação, pelo governo, do projeto de lei que altera as regras na aposentadoria dos militares.

“A primeira reunião vai ser uma pauta com itens normais, principalmente itens que já estavam na pauta do ano passado. A gente vai aguardar a vinda dos projeto dos militares para que possamos, então, designar o relator e ele possa preparar seu voto”, disse Francischini.

O presidente Jair Bolsonaro disse no domingo, 17, no Twitter, que ainda não lhe foi apresentado o projeto de lei que altera o regime previdenciários dos militares. A reforma dos militares deverá ser enviada pelo governo federal ao Congresso no próximo dia 20 depois que a equipe econômica e os representantes dos militares chegarem a um consenso.

Francischini declarou ao blog da jornalista Andreia Sadi, do G1, que se o texto que trata da aposentadoria dos militares não atrasar – e for entregue à Câmara como previsto, na quarta-feira – a votação da reforma da Previdência, na CCJ, deve acontecer na primeira semana de abril.

O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barroso, afirmou que a proposta está “pronta” e sob análise do ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo Rêgo Barros, a previsão do governo é enviar o projeto de lei ao Congresso Nacional na próxima quarta-feira (20).

Bolsonaro nos EUA

O presidente Jair Bolsonaro já está nos Estados Unidos.

O encontro com dele com o presidente americano Donald Trump, na Casa Branca, está marcado para o dia 19, terça.

Na Casa Branca, Bolsonaro será recebido por Trump que apresentará sua equipe. Em seguida, vão para o Salão Roosevelt, onde o presidente brasileiro assina o livro de visitas. Em seguida, os presidentes se reúnem no Salão Oval onde terão um encontro privado.

Depois, haverá uma reunião ampliada entre as duas equipes, seguida de um almoço de trabalho. Ao final, Bolsonaro e Trump darão uma declaração conjunta à imprensa, no Rose Garden, o jardim da Casa Branca, encerrando o encontro bilateral.

Bolsonaro e Trump devem assinar na terça-feira o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre o Brasil e os Estados Unidos. A medida vai permitir o uso comercial da base de lançamentos aeroespaciais de Alcântara, no Maranhão. Estima-se que, em todo o mundo, ocorra uma média de 42 lançamentos comerciais de satélites por ano.

Empresas que divulgam resultado 

Qgep, Metal Leve e Qualicorp divulgam resultado nesta segunda após o pregão.

Para a semana:

Copom decide sobre Selic

Os investidores também vão ficar de olho na reunião do Copom que vai decidir sobre a taxa Selic. A decisão será comunicada na quarta, às 18.

Com a inflação sob controle e a economia em recuperação muito lenta, uma parcela dos analistas acredita que aumentam as possibilidades de o Banco Central promover novos cortes da Selic, para abaixo dos 6,5%.

Outros são mais cautelosos e acreditam que diante da indefinição da aprovação das reformas o BC vai manter a taxa inalterada.

Fed decide taxa de juros dos EUA

O mercado fica atento também à decisão sobre os juros nos Estados Unidos.  Federal Reserve (Fed – Banco Central americano) manteve em janeiro as taxas e informou que será paciente antes de alterá-las.

Brexit

Ainda no exterior destaque para a novela da saída do Reino Unido da União Europeia. A premiê britânica Theresa May deve apresentar pela terceira vez o acordo para o Brexit negociado com a União Europeia ao Parlamento. A nova votação deve acontecer no dia 20 março.

Caso os deputados aprovem o acordo proposto pelo governo de May, a data do Brexit seria prorrogada para junho.

A cúpula de líderes da União Europeia, prevista para os dias 21 e 22, poderá analisar o pedido formal de extensão do prazo.

Na agenda desta segunda, 18

Qgep, Metal Leve e Qualicorp divulgam resultado após o pregão

8h25min – Brasil – relatório Focus

O que está por vir: terça, 19

Energisa divulga resultado após o pregão

Bolsonaro se reúne com Trump

7h – Alemanha – percepção econômica Alemanha (março)

7h – Eurozona – percepção econômica

Estudo gráfico

Confira clicando aqui o estudo do Ibovespa, Petr4 [1], Vale3, Hype3, B3as3, Qual3, Cmig4, Taee11, Egie3, Estc3, Vvar3, Csna3, Usim5, Bbdc4, Bbas3, Itub4, Itsa4.