- Finance News - https://financenews.com.br -

Notícia da Petrobras, Taesa, CSN e outros destaques

 

Taesa

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica – Taesa (TAEE11) celebrou com a Eletrobras (ELET3), nesta quinta, 14, contratos tendo por objeto as ações detidas pela Eletrobras no capital total da Brasnorte Transmissora de Energia (representando participação societária de 49,71% do capital total da Brasnorte), e no capital da Empresa de Transmissão do Alto Uruguai (representando participação societária de 23,03% do capital total).

A Taesa afirmou que o fechamento e a consumação de cada uma das aquisições estão sujeitos a determinadas condições precedentes usuais para este tipo de transação, incluindo, dentre outras, a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Petrobras

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou que ingressou nesta quinta, 14, na ação penal, iniciada a partir de uma solicitação de Consumidores Financieros Asociación Civil para su Defensa, que tramita contra a petroleira e outras pessoas físicas e jurídicas perante a Corte de Buenos Aires.

“Trata-se de demanda para investigar a suposta prática de crime previsto no art. 309, 1, inc. B do Código Penal, pela alegada ausência de publicação de fato relevante no mercado argentino sobre uma ação coletiva, iniciada também pela Associação, que foi encerrada sem que a Petrobras fosse notificada para respondê-la”, afirmou a estatal.

A petroleira afirmou que assim que foi notificada para responder ao procedimento arbitral instaurado posteriormente pela mesma Associação, divulgou a informação, conforme Comunicado ao Mercado de 12/09/2018.

“A Petrobras nega as alegações apresentadas na ação penal e continuará adotando as medidas necessárias para defesa dos seus interesses, solicitando o encerramento do caso”, destacou.

CSN

A Comissão de Valores Mobiliários pediu à CSN (CSNA3) esclarecimentos após a notícia de que o Ministério Público de Minas Gerais recomendou que a siderúrgica promovesse a remoção voluntária de cerca de 2,5 mil pessoas que moram perto da barragem da mina Casa de Pedra, em Congonhas.

Nesta quinta, 14, após o pregão a CSN confirmou que sua controlada CSN Mineração recebeu correspondência do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (“MPMG”), na qual consta a recomendação mencionada na referida notícia.

A CSN afirmou que a Barragem de Casa de Pedra é estável e não houve ativação de plano de emergência nem qualquer mudança no status dessa barragem.

“A CSN Mineração vem cumprindo rigorosamente a legislação ambiental aplicável, possuindo, ainda, todas as licenças ambientais válidas para deposição e gerenciamento de rejeito em referida barragem. Ademais, conforme já informado, a CSN Mineração já vem adotando, desde 2016, medidas que visam o empilhamento a seco do rejeito gerado no processo produtivo da mina de Casa de Pedra. Atualmente, este método já cobre 40% e, até o fim de 2019, cobrirá 100% do volume produzido, descartando a utilização da Barragem Casa de Pedra. O descomissionamento e a posterior revegetação da barragem são consequências naturais deste processo”, afirmou a companhia.

Leia também:

Lucro da Tupy salta 459,2% no 4T18. Empresa anuncia dividendos e JCP [1]

IRB: AGO aprova pagamento de dividendos adicionais e JCP. Confira os valores [2]

BR Malls reverte prejuízo no 4T18 e no ano de 2018 [3]

Ecorodovias: lucro líquido cai 27,2% no 4T18 [4]

O motivo que levou a BRF a subir 2,22% no pregão desta quinta [5]

Fitch reafirma rating da Engie Brasil Energia [6]