MP e MPF pedem afastamento imediato de Schvartsman da Vale 

2 de março de 2019 Por Redação

O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, durante audiência pública da Comissão Externa da Câmara que acompanha as investigações sobre o rompimento da barragem em Brumadinho (MG)

 

Atenção: essa notícia foi atualizada às 23h45min de sábado, 2, no seguinte link: Schvartsman pede afastamento da presidência da Vale. Eduardo Bartolomeo assume como interino

 

 

Integrantes do Ministério Público Federal, do Ministério Público de Minas Gerais e da Polícia Federal recomendaram ao conselho de administração da Vale (VALE3) o imediato afastamento do diretor-presidente da mineradora, Fabio Schvartsman, e de outros três diretores da companhia.

Essas autoridades investigam a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

O pedido de afastamento foi feito também para cinco técnicos e gerentes de atividades relacionadas à gestão de risco e/ou monitoramento de segurança de barragens.

A recomendação foi entregue aos advogados do conselho de administração da mineradora na sexta, 1°.

A Vale destacou neste sábado que seu conselho de administração irá analisar no tempo devido o pedido de afastamento de Scharvtsman e outros executivos. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o MPF e o Ministério Público de MG deram 10 dias para que a mineradora informe se acatará ou não os pedidos.

Schvartsman está no comando da maior produtora de minério de ferro do mundo desde abril de 2017, quando foi escolhido para substituir Murilo Ferreira.

Em dezembro do ano passado, o conselho de administração da mineradora aprovou a recondução de Schvartsman para um novo mandato de mais dois anos a partir de maio.

Leia também:

Notícia do BB, Petrobras, BR Distribuidora, Cielo e da Camil

CSN projeta atingir R$7,5 bi de Ebitda ajustado no balanço anual de 2019