Marfrig dispara, Ibovespa estável e dólar em queda

12 de março de 2019 Por Redação

Atualizado às 11h20min

Ibovespa

O Ibovespa operava perto da estabilidade em -0,03% aos 97.982 pontos, após a forte alta da véspera.

Os investidores aguardam a instalação da Comissão de Constituição e Justiça que vai analisar a proposta de reforma da Previdência.

Em âmbito externo, o mercado monitora votações importantes sobre o Brexit, a saída do Reino Unido do Bloco Europeu.

Dólar

O dólar tinha queda às 11h15min de -0,89% cotado em R$ 3,81.

Marfrig

A Marfrig (MRFG3) lidera os ganhos no Ibovespa. Ontem a Marfrig informou que assumiu o controle indireto do americano Iowa Premium.

Gol

As ações da Gol (GOLL4) operam em queda. Na véspera a Gol informou que suspenderá voos com Boeing 737 MAX 8. 

Petro Rio

Os papéis da petroleira Petro Rio (PRIO3) saltam +5% nesta terça. A Petro Rio reverteu o prejuízo no 4T18. No ano, o lucro saltou 302%.

Direcional

As ações da Direcional (DIRR3) têm alta de mais de 3%. Na véspera, a companhia reportou lucro no 4T18 e afirmou que vai pagar dividendos.

CCJ no radar

O mercado monitora a instalação na quarta, 13, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Antes disso, os investidores estão de olho nos nomes de quem vai estar na relatoria e na presidência da comissão. Eles são fundamentais para dar agilidade à tramitação.

O blog da jornalista Andreia Sadi, no site G1, informou que deputado Felipe Francischini (PSL-PR), futuro presidente da CCJ, afirmou que a Previdência é a ‘mais importante’ das reformas.

O projeto proposto pelo governo passará primeiro pela CCJ da Câmara, que analisará se o texto fere algum princípio constitucional. Nessa etapa, não é analisado o mérito do texto. Em seguida, se a CCJ aprovar a constitucionalidade do texto, será criada uma comissão especial formada por deputados para discutir o mérito da proposta.

O jornal o Globo informou que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), firmou um acordo com líderes de partidos condicionando a votação inicial da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça ao envio da proposta referente à mudança na aposentaria dos militares.

Inflação oficial

O IBGE divulgou nesta terça o indicador oficial de inflação, o IPCA.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo de fevereiro foi de 0,43%, enquanto em janeiro a taxa havia sido de 0,32%. O acumulado no ano foi para 0,75%, acima dos 0,61% registrados no mesmo período de 2018.

Nos últimos doze meses, o acumulado foi de 3,89%, acima dos 3,78% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2018, a taxa fora de 0,32%.

Brexit no radar

Com relação ao Brexit, se espera que a premiê britânica Theresa May apresente um novo acordo ao parlamento britânico nesta terça, 12, para a saída do Reino Unido da União Europeia. Caso a proposta seja rejeitada, no dia 13 de março os deputados britânicos serão chamados a votar em um “Brexit sem acordo”. Caso esse acordo também seja recusado, no dia 14 de março está prevista a votação de um “adiamento do Brexit”.

Notícias

Direcional tem lucro no 4T18. Empresa vai pagar dividendos

Petro Rio reverte prejuízo no 4T18. No ano lucro salta 302%

Lucro líquido da JSL em 2018 foi 11 vezes maior

Lucro da Iochpe‐Maxion cresce em 2018. Empresa pagará JCP dia 15

Marfrig assume controle indireto do americano Iowa Premium

MDias Branco tem queda no lucro líquido

Notícia da Gol, Petrobras e da Vale