Ibovespa salta 2% com Petrobras

11 de março de 2019 Por Redação

Atualizado às 12h35min

O Ibovespa operava às 12h35min em alta de +2,16% aos 97.423 pontos.

Petrobras lidera ganhos

As ações da Petrobras (PETR3, PETR4) se valorizam mais de 3% e impactam positivamente o Ibovespa. A Petrobras agitou o noticiário corporativo no fim de semana. A companhia aprovou seu plano de resiliência em que afirma a intenção de cortar US$ 8,1 bilhões de seus custos operacionais no período de 2019 a 2023. A petroleira planeja reduções nas despesas com funcionários e com menores gastos em propaganda e escritórios.

Outra notícia foi que a agência Fitch elevou a nota de crédito stand-alone da Petrobras. A estatal também assinou acordo para cessão de direitos do campo de Maromba na Bacia de Campos.

Boeing impacta Gol

A Ethiopian Airlines anunciou que suspendeu o uso do 737 MAX 8 em seus voos após o acidente que matou 157 pessoas no domingo. Foi o segundo acidente em cinco meses com esse modelo de aeronave da Boeing.

O órgão que supervisiona a aviação na China ordenou que todas as companhias aéreas do país suspendam os voos locais com o modelo Boeing 737 MAX 8. A Indonésia tomou a mesma medida.

No Brasil a Gol (GOLL4) é a única companhia a operar o Boeing 737 MAX. Os papéis da Gol operam no negativo.

As ações da Embraer (EMBR3) também começaram o pregão em baixa mas se recuperaram. A companhia está em processo para realizar uma joint venture com a empresa americana.

Azul sobe forte

As ações da Azul (AZUL4) tem forte alta de quase 7%. A Azul assinou acordo para adquirir nova empresa com ativos da Avianca Brasil.

CCJ no radar

Os investidores continuam de olho na reforma da Previdência. O mercado monitora a instalação na próxima quarta, 13, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Antes disso, os investidores estão de olho nos nomes de quem vai estar na relatoria e na presidência da comissão.

O projeto proposto pelo governo passará primeiro pela CCJ da Câmara, que analisará se o texto fere algum princípio constitucional. Nessa etapa, não é analisado o mérito do texto. Em seguida, se a CCJ aprovar a constitucionalidade do texto, será criada uma comissão especial formada por deputados para discutir o mérito da proposta.

Estudo gráfico

Se ainda não viu, clique aqui e confira o estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Btow3, Cyre3, Estc3, Krot3, Irbr3, Rapt4, Prio3, Mglu3, Rent3, Csna3, Usim5, Bbdc4.

Atenção: novo horário da B3

Vale lembrar que com o começo do horário de verão nos Estados Unidos, o pregão na Bolsa de São Paulo (a B3) vai funcionar  partir de segunda-feira, 11 de março, das 10 horas até às 17 horas.

O after market será das 17h30 às 18 horas. Até a última sexta, 8, o pregão regular encerrava às 18h.

Empresas que divulgam resultado nesta segunda

A Petro Rio, a Iochpe Maxion, a JSL e a MDias, divulgam balanço nesta segunda após o pregão.