Ibovespa afunda com reforma dos militares: queda de -1,55%

20 de março de 2019 Por Redação

Atualizado às 17h36min

O Ibovespa aumentou as perdas na reta final do pregão e fechou em queda de -1,55% aos 98.041 pontos. O mercado não gostou da proposta de reforma da Previdência dos militares. O texto enviado ao Congresso no fim da tarde de hoje propõe economia de R$ 10,45 bilhões em 10 anos, abaixo do esperado. Segundo analistas, a reestruturação da carreira dos militares, que vai ter um custo de R$ 86,65 bilhões, pode gerar ‘ruídos’ no Câmara e atrapalhar o trâmite da reforma da Previdência dos civis.

O que também trouxe volatilidade foi a decisão do Federal Reserve, o Banco Central americano. A instituição manteve as taxas de juros nos EUA no intervalo de 2,25% e 2,50% ao ano. A decisão já era esperada. Mas o que chamou a atenção foi previsão de não mais fazer aumentos nas taxas este ano em meio à preocupação com a desaceleração do crescimento econômico.

Logo após o anúncio, o Ibovespa ficou estável mas depois começou a cair com os investidores digerido o comunicado do Fed.

No comunicado, os integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) apontaram que as informações recebidas desde a reunião de janeiro indicam que o mercado de trabalho continua forte, mas que o desempenho da atividade econômica desacelerou em relação ao 4T18.

O Fed espera expansão de 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019. Em dezembro, a previsão era de 2,3%.

A desaceleração da economia dos EUA, a maior do mundo, ocorre quando a segunda maior economia, a chinesa, também dá sinais de perda de fôlego, o que preocupa os investidores.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa