Agenda: ata do Copom, balanço da Vale e outros destaques

24 de março de 2019 Por Redação

 

Na política, os investidores continuam de olho na escalada de atritos entre o Planalto e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o que pode prejudicar o trâmite da reforma da Previdência.

Neste fim de semana, o presidente da Câmara voltou a responder a Bolsonaro. Pelo Twitter afirmou que não usa as redes sociais para agredir ninguém.

Maia se referiu à declaração de Bolsonaro. Antes de o presidente embarcar de volta ao Brasil, ainda no Chile, ele disse que Maia anda agressivo em relação ao governo.

O presidente da Câmara prometeu deixar a articulação da reforma da Previdência ao ficar insatisfeito com críticas feitas a ele em redes sociais pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Bolsonaro.

Bolsonaro disse que pretende conversar com o político do DEM carioca. O objetivo do presidente é trazer Maia “de volta” para a articulação.

Rogério Marinho, secretário especial de Previdência e Trabalho, afirmou na manhã de sábado que o “mundo caiu” na sexta-feira na tramitação da reforma da previdência.

Trégua à vista?

Bolsonaro recebeu neste domingo o líder do governo na Câmara, deputado major Vítor Hugo (PSL-GO). O encontro, que não estava previsto na agenda do presidente, foi para conversar sobre a tramitação da reforma da Previdência na Câmara.

Segundo, o major Vítor Hugo eles falaram sobre articulação política, como retomar os trabalhos para a aprovação da Previdência, votos na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Em relação a Bolsonaro e Maia, o líder do governo afirmou que a semana passada foi muito tensa e agora “a gente vai caminhar para uma aproximação”.

Corporativo

Em âmbito corporativo o destaque é o balanço da Vale (VALE3). A mineradora divulgará o relatório de produção e vendas no dia 26 de março de 2019, terça-feira, antes da abertura dos mercados.

A Vale divulgará o relatório de desempenho financeiro no dia 27, quarta-feira, após o fechamento dos mercados. A companhia divulgará simultaneamente o relatório de desempenho financeiro consolidado em IFRS (International Financial Reporting Standards), expressos em USD e em R$.

No dia 28 de março de 2019, quinta-feira, serão realizadas conferências telefônicas e webcasts para discutir o desempenho da mineradora.

A Eletrobras também vai divulgar o balanço dia 27 de março. 

Banco Central

Na quinta, 28, o diretor de política econômica, Carlos Viana de Carvalho, apresentará o Relatório Trimestral de Inflação às 11h. O texto será divulgado mais cedo, às 8h na página do Banco Central na internet.

Na sequência, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, dará entrevista coletiva à imprensa no contexto da apresentação do Relatório Trimestral de Inflação.

O Banco Central divulga na terça, 26, a ata da última reunião do Copom na semana passada. O documento pode trazer pistas sobre os rumos da Selic.

Segunda, 25

Equatorial divulga o balanço após o pregão

8h25min – Brasil – relatório Focus

10h30min – Brasil – transações correntes/ invest. estrangeiro direto (fev)

Terça, 26

Vale divulga o relatório de produção e vendas

BR Brokers divulga o resultado após o pregão

Oi também divulga o resultado (horário não informado)

8h – Ata do Copom

9h – Brasil – IPCA – 15 (março)

Quarta, 27

Vale divulga o resultado após o pregão

Eletrobras e Positivo divulgam balanço (horário não informado)

5h – Eurozona – discurso de Mario Draghi – presidente do BCE

8h – Brasil – confiança do consumidor – FGV

11h30min – EUA – estoques do petróleo bruto

Quinta, 28

Ser Educacional divulga o resultado antes do pregão

JBS, Even, Gafisa, Light, Sabesp, Taesa e JBS divulgam o resultado após o pregão

Viver e Bradespar também divulgam o resultado, mas o horário não foi informado

8h – Brasil – BC divulga o relatório trimestral de inflação

8h – Brasil – IGP-M (março)

9h30min – EUA – PIB do 4T18

11h- Brasil – diretor de política econômica do BC apresenta relatório trimestral de inflação

Sexta, 29

Kroton, Helbor, Alupar e Taurus divulgam resultado antes do pregão

6h30min – Reino Unido – PIB (anual e do 4T18)

9h – Brasil – PNAD – taxa de desemprego

10h30min – Brasil – relatório dívida/PIB – balanço orçamentário

Sábado

22 – China – PMI Industrial – PMI não manufatura (março)