Vale declara ‘força maior’ para entrega de minério

5 de fevereiro de 2019 Por Redação

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman

 

A Vale (VALE3) informou após o pregão desta terça, 5, que em consequência da suspensão de produção na mina de Brucutu, está declarando força maior em uma série de contratos de venda de minério de ferro e de pelotas correlatos.

“A Vale reforça seu entendimento de que não existe fundamento técnico ou avaliação de risco que justifique a decisão de suspender a operação e está adotando as medidas judiciais cabíveis para retomar suas operações o mais rápido possível”.

Uma decisão judicial determinou a paralisação de barragens em Minas Gerais, com impacto na produção da mina de Brucutu.

Na última segunda, a mineradora informou que o impacto estimado da paralisação temporária da barragem de Laranjeiras na mina de Brucutu (complexo de Minas Centrais) é de aproximadamente 30 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Segundo o Código Civil, o caso de força maior existe quando uma determinada ação gera consequências, efeitos imprevisíveis, impossíveis de evitar ou impedir, portanto não são passíveis de serem punidos judicialmente.

Pedidos de indenização devido a acidentes ou fatalidades causadas por fenômenos da natureza podem ser enquadrados na tese de caso fortuito ou de força maior.

Leia também:

Lucro da Sanepar salta 107,5% no 4T18

Duratex: impairment e reestruturação terão impacto negativo de R$ 296 mi

Petro Rio: ‘não há tratativas’ sobre aquisição de parcela da Petrobras em Frade