Vale antecipa suspensão em complexo de Vargem Grande

4 de fevereiro de 2019 Por Redação

 

A Vale (VALE3) informou em fato relevante na noite desta segunda, 4, que tomou a decisão de antecipar a suspensão temporária da produção das plantas de concentração do Complexo de Vargem Grande.

Segundo a Vale, a presente suspensão temporária do Complexo Vargem Grande visa acelerar ainda mais o processo de descomissionamento, pois permitirá o início imediato da coleta de dados para elaboração de projeto detalhado.

De acordo com a empresa, a suspensão do Complexo Vargem Grande representa em torno de 13 milhões de toneladas de minério de ferro por ano processados a úmido da estimativa total de 40 milhões por ano,

A Vale afirma que esse impacto será parcialmente compensado através do aumento de produção em outros sistemas da companhia.

“É importante reforçar que a Vale já havia decidido em 2016, logo após o rompimento da barragem da Samarco, descomissionar todas as suas 19 barragens a montante existentes à época, para o minério de ferro no Brasil. Ao longo dos últimos anos, todas elas se tornaram inativas e mantiveram seus laudos de estabilidade emitidos por empresas especializadas e independentes. Desde esta decisão em 2016, após as devidas autorizações junto aos órgãos competentes, 9 destas barragens a montante haviam sido totalmente descomissionadas, faltando ainda 10, das quais a barragem de Vargem Grande é uma delas”, afirmou a mineradora.

Leia também:

Itaú lucra de R$ 6,206 bi no 4T18 e anuncia dividendos e JCP