Mercado repercute eleições no Congresso. Balanço do Itaú no radar e outros destaques

4 de fevereiro de 2019 Por Redação

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

 

Bolsas e petróleo (8h19min)

Japão (Nikkei 225): +0,46% (pregão encerrado)

China (Shanghai Comp.): feriado

Londres (FTSE 100): +0,25%

Alemanha (DAX): -0,02%

Petróleo WTI: +0,69% (US$ 55,64)

Petróleo Brent: +1,16% (US$ 63,48)

Minério na China

Com o feriado na China, os contratos futuros na bolsa de Dalian só voltam a ser negociados no dia 11.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava perto da estabilidade em +0,09% e o S&P 500 futuro +0,07% às 8h19min.

Começa a relação do governo com Câmara e Senado

Analistas e investidores vão repercutir nesta segunda-feira, 4, o resultado das eleições para presidência da Câmara e do Senado. Com 334 votos, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno.

Já no Senado, a eleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) abriu espaço para uma questão: vai facilitar o trâmite das matérias enviadas pelo governo? O mercado se concentra em tentar responder a essa pergunta e também avalia outra: qual peso terá uma suposta oposição feita pelo grupo de Renan Calheiros? O senador retirou a candidatura ao perceber que seria derrotado. Davi contou com o apoio do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também filiado ao DEM. Renan vai se voltar contra o governo ou somente contra Onyx? São temas que estarão no radar dos analistas e investidores.

O fato é que a partir de agora é que o time de articuladores políticos de Bolsonaro vai mostrar o quanto tem de habilidade para negociar com as duas Casas.

Balanço do Itaú

Em âmbito corporativo, as atenções se voltam para o resultado do 4T18 do Itaú, que vai ser divulgado na segunda, após o pregão. A Porto Seguro divulga o balanço antes do pregão na segunda. Na quinta, a Klabin, a Lojas Renner e a BR Properties apresentam seus resultados.

Para a semana: Copom decide Selic

Um dos principais destaques da agenda do mercado é a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa Selic. Será a primeira reunião durante o governo de Jair Bolsonaro. Na última, em dezembro, o Copom manteve a taxa básica de juros em 6,5% ao ano.

Feriadão na China

Em âmbito externo, é importante ressaltar que a semana inteira vai ser feriado na China. Nesse período as negociações comerciais entre China e EUA devem ficar paralisadas. O mercado financeiro também estará fechado.

Estudo gráfico

Confira os suportes e resistências do índice Bovespa e

também o estudo de Vale3, Petr4, Eqtl3, Abev3, Ciel3, Goll4, Klbn11, Taee11, Ggbr4, Goau4, Csna3, Usim5, Logg3, Vvar3 e Itsa4. Clique aqui para acessar.

Notícias

Notícia da Hering, Log, Viver, Petrobras, Movida, Sanepar e Ogpar

Agenda: balanço do Itaú, decisão sobre Selic e outros destaques

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Rodrigo Maia é reeleito com 334 votos

Tomografia descarta complicações cirúrgicas em Bolsonaro, diz boletim