Ibovespa opera em queda. Dólar sobe. Vale aumenta perdas com Brucutu

4 de fevereiro de 2019 Por Redação

Atualizado às 13h14min

O Ibovespa operava no horário acima em queda de -0,53% (97.341 pontos).

Dólar

O dólar tinha alta de +0,16% cotado em R$ 3,67% às 13h.

Corporativo

Vale

Os papéis da Vale (VALE3) aumentaram as perdas com a Justiça determinando que a mina de Brucutu pare de operar. Essa mina é a maior da Vale em Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Às 13h14min as ações caíam -3,3%.

Suzano e Klabin

Os papéis da Suzano (SUZB3) e da Klabin (KLBN11) têm uma sessão de alta com o dólar em valorização.

Gol e Azul

As ações da Gol (GOLL4) e a Azul (AZUL4) se valorizam. O jornal Folha de S. Paulo noticiou uma possível redução do ICMS sobre o combustível no estado.

Na política

Governo Bolsonaro, a Câmara e o Senado

Analistas e investidores repercutem o resultado das eleições para presidência da Câmara e do Senado. Com 334 votos, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno.

Já no Senado, a eleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) abriu espaço para uma questão: vai facilitar o trâmite das matérias enviadas pelo governo? O mercado se concentra em tentar responder a essa pergunta e também avalia outra: qual peso terá uma suposta oposição feita pelo grupo de Renan Calheiros? O senador retirou a candidatura ao perceber que seria derrotado. Davi contou com o apoio do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também filiado ao DEM. Renan vai se voltar contra o governo ou somente contra Onyx? São temas que estarão no radar dos analistas e investidores.

O fato é que a partir de agora é que o time de articuladores políticos de Bolsonaro vai mostrar o quanto tem de habilidade para negociar com as duas Casas.

Mensagem de Bolsonaro

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, levará hoje (4) ao Congresso Nacional a mensagem do presidente Jair Bolsonaro para a abertura dos trabalhos legislativos. A sessão solene conjunta da Câmara e do Senado está marcada para as 15h. O texto reúne as prioridades do governo federal.

O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, adiantou, na semana passada, que a mensagem do presidente deve reunir propostas de uma nova Previdência Social e de combate ao crime organizado e à corrupção, além da revisão da lei de segurança de barragens.

Balanço do Itaú será divulgado hoje

Em âmbito corporativo, as atenções se voltam para o resultado do 4T18 do Itaú, que vai ser divulgado na segunda, após o pregão. A Porto Seguro divulga o balanço antes do pregão na segunda. Na quinta, a Klabin, a Lojas Renner e a BR Properties apresentam seus resultados.

Estudo gráfico

Confira os suportes e resistências do índice Bovespa e também o estudo de Vale3, Petr4, Eqtl3, Abev3, Ciel3, Goll4, Klbn11, Taee11, Ggbr4, Goau4, Csna3, Usim5, Logg3, Vvar3 e Itsa4. Clique aqui para acessar.

Notícias

BR Malls confirma venda de shopping

A avaliação do Itaú BBA para o Bradesco e a Unidas

Lucro da Porto Seguro aumenta 44% no 4T18

Mercado reduz projeção para inflação