Ibovespa futuro abre em alta nesta sexta-feira

22 de fevereiro de 2019 Por Redação

Atualizado às 9h05min

O Ibovespa futuro (INDJ19 – contrato com vencimento para 17 de abril) abriu em alta. No horário acima subia +0,37% aos 98.165 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Futuros americanos sobem

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em alta de +0,48% e o S&P 500 futuro +0,42% às 9h04min.

Encontro de Trump no radar

Em âmbito externo, os investidores aguardam com expectativa a reunião na tarde desta sexta entre o presidente americano Donald Trump e o vice-primeiro-ministro da China, Liu He.

Os dois países tentam entrar em um acordo para colocar fim à guerra tarifária.

Petróleo e minério na China

Petróleo Brent: +0,64% (US$ 67,50).

Já os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam perto da estabilidade em +0,08% (618,50 iuanes/tonelada).

Cessão onerosa

O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, afirmou em um evento no Rio que o montante a ser pago pela União à Petrobras em uma renegociação do contrato da cessão onerosa deverá ser definido em março. Antes ocorrerá uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para definir o formato da revisão do acordo com a estatal.

Capitalização da Eletrobras

Bento Albuquerque também afirmou que não descarta que a operação de capitalização da Eletrobras ocorra ainda em 2019. Mas salientou que o governo está focado no momento na reforma da Previdência.

Na última terça, 19, o Ministério de Minas e Energia afirmou que a capitalização da Eletrobras ficaria para 2020.

Senado pode antecipar indicação de relator da reforma da Previdência

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), quer antecipar a definição do relator do texto da reforma da Previdência na Casa. A proposta de mudanças no sistema de aposentadorias, apresentada na quarta, 20, pelo governo federal, ainda vai tramitar ao longo dos próximos meses na Câmara dos Deputados e só deve chegar ao Senado no final do semestre, caso seja aprovada.

A ideia de Alcolumbre, no entanto, é criar desde já uma comissão especial de senadores para acompanhar a tramitação da matéria na Câmara. Nesse caso, o relator dessa comissão especial seria, mais adiante, efetivado como relator da matéria no Senado.

Notícias

Standard & Poor’s eleva nota de crédito stand-alone da Petrobras

Lucro líquido do Magazine Luiza cresce 14,5% no 4T18

Natura: lucro líquido cresce 48,7% no 4T18

Lucro líquido da Multiplan cai no 4T18. Em 2018 cresce 28%

Lucro da Localiza sobe 4% no 4T18 e 17% em 2018

Lucro líquido da B3 sobe 70,4% em 2018