Agenda: balanço do Itaú, decisão sobre Selic e outros destaques

3 de fevereiro de 2019 Por Redação

 

Um dos principais destaques da agenda do mercado é a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa Selic. Será a primeira reunião durante o governo de Jair Bolsonaro. Na última, em dezembro, o Copom manteve a taxa básica de juros em 6,5% ao ano.

Na política, o mercado mira em como vão se dar as negociações sobre a reforma da Previdência após a eleição do presidente da Câmara e do Senado. As articulações políticas sobre o texto, que ainda não foi divulgado, serão um dos principais assuntos em que os investidores vão ficar de olho. O ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, já afirmou que a reforma da Previdência deve ser enviada ainda neste mês de fevereiro ao Congresso Nacional.

Analistas e investidores também vão repercutir nesta segunda-feira, 4, as eleições para presidência da Câmara e do Senado.

No Senado, a eleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) abre espaço para uma questão: vai ser bom ou não para o governo? O mercado se concentra em tentar responder a essa pergunta e também avalia outra: qual peso terá uma suposta oposição feita pelo grupo de Renan Calheiros? O senador retirou a candidatura ao perceber que seria derrotado. Davi contou com o apoio do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também filiado ao DEM. Renan vai se voltar contra o governo ou somente contra Onyx? São temas que estarão no radar dos analistas e investidores.

Em âmbito corporativo, as atenções se voltam para o resultado do 4T18 do Itaú, que vai ser divulgado na segunda, após o pregão. A Porto Seguro divulga o balanço antes do pregão na segunda. Na quinta, a Klabin, a Lojas Renner e a BR Properties apresentam seus resultados.

Em âmbito externo, é importante ressaltar que a semana inteira vai ser feriado na China. Nesse período as negociações comerciais entre China e EUA vão ficar paralisadas.

Segunda, 4

-antes do pregão – Porto Seguro divulga balanço

-após o pregão – Itaú e Log Commercial Properties divulgam balanço

-8h25min – Brasil – relatório Focus

-feriado na China a semana inteira (ano novo chinês)

Terça, 5

– Começa reunião do Copom

– 13h – EUA – PMI ISM Não-Manufatura (janeiro)

Quarta, 6

-antes do pregão – Banco ABC divulgado resultado

– 8h – União Europeia – Projeções Econômicas UE

-11h30min – Brasil – produção de veículos (janeiro)

-13h30min – EUA – Estoques de Petróleo Bruto

-18h – Brasil – Copom divulga a taxa Selic

Quinta, 7

-antes do pregão – Klabin e BR Properties divulgam o resultado

-após o pregão – Lojas Renner divulga o resultado

– 8h – Brasil – IGP-DI (mensal – janeiro)

Sexta, 8

-9h – Brasil – IPCA (janeiro)