Petróleo e minério na China em alta. Futuros americano sobem

24 de janeiro de 2019 Por Redação

 

 

Bolsas e petróleo (8h03min)

Japão (Nikkei 225): +0,41% (pregão encerrado)

China (Shanghai Comp.): -0,09% (pregão encerrado)

Londres (FTSE 100): -0,09%

Alemanha (DAX): +0,57%

Petróleo WTI: +0,30% (US$ 52,78)

Petróleo Brent: +0,16% (US$ 61,24)

Minério na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, alta de +1,61% (535,50 iuanes/tonelada).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em alta de +0,16% e o S&P 500 futuro +0,19% às 8h03min.

Petróleo no radar

O preço do barril de petróleo fechou em queda na quarta-feira. O mercado está preocupado que a desaceleração da economia da China afete a demanda mundial.

Além disso, também preocupa a grave situação política na Venezuela. O país é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

O opositor Juan Guaidó se autoproclamou presidente interino e recebeu reconhecimento imediato de vários governos, entre eles o dos Estados Unidos.

A Rússia alertou os Estados Unidos a não intervirem militarmente na Venezuela. Moscou disse que uma medida desse tipo desencadearia um cenário catastrófico.

Já a União Europeia pediu eleições livres na Venezuela. No entanto, a nota do bloco europeu não menciona diretamente a iniciativa de Juan Guaidó.

Dados da economia americana

Os investidores vão estar de olho em dois dados da economia americana que vão ser divulgados nesta quinta: os pedidos iniciais por seguro-desemprego e o PMI (Índice dos Gerentes de Compras na sigla em inglês).

Ambos podem dar pistas sobre a situação da atividade econômica americana em meio a receios de uma desaceleração na economia global.

Reformas serão discutidas paralelamente às metas, afirma Onyx

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que as reformas da Previdência e tributária serão discutidas paralelamente ao conjunto de 35 metas nacionais que foram definidas para os 100 primeiros dias do governo federal pela equipe do presidente Jair Bolsonaro.

O plano de metas foi anunciado por Onyx, que também destacou a complexidade dos dois outros temas em discussão. “A reforma da Previdência e a questão do sistema tributário são questões complexas, ainda em análise. Temos uma equipe competente no Ministério da Economia. O presidente está debruçado sobre isso, inclusive nesta viagem, lá em Davos [Suíça]. O presidente volta na sexta-feira [25] e vai voltar a dialogar”, acrescentou o ministro.

Onyx se referiu à disposição do presidente de analisar a proposta da reforma da Previdência no trajeto da viagem da Suíça para o Brasil entre esta quinta (24) e sexta-feira.

Bolsonaro adiantou que pretende fixar idade mínima para a aposentadoria de homens e mulheres, mas que será estabelecida de forma gradual. “Quando vier a proposta [de reforma da Previdência] e ela for apresentada, vai ficar muito claro. Nós estamos em processo”, ressaltou Onyx.

Para o presidente da República em exercício, general Hamilton Mourão, as regras para os militares deverão ser discutidas em outra etapa dos debates da reforma da Previdência.

Bolsonaro afirmou que, entre suas determinações de governo, está também a reforma tributária, em discussão no Congresso. Segundo o presidente, a simplificação e a desburocratização dos processos são essenciais para o desenvolvimento econômico.

Desde que tomou posse em 1º de janeiro, o presidente tem reunido sua equipe ministerial, em conversas que costumam demorar de três a quatro horas no Palácio do Planalto. Nesses encontros, os ministros citam metas e ações em curso.

Notícias

Lucro do Banco Inter sobe 5% no 4T18. No ano salta 38%

Notícia da BB Seguridade, Petrobras, Saraiva e da Senior Solution

Eletrobras informa sobre o trânsito em julgado da ‘Class Action’

GWI vai alienar ações que excedem o percentual de 50% das ações da Gafisa

Análise gráfica

Análise do Ibovespa, Vale, Weg, Cielo, BB, CSN e outros papéis

Na agenda desta quinta, 24

6h30min – Alemanha – PMI

7h – Eurozona – PMI

11h30min – EUA – Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego

11h30min – Eurozona – coletiva de imprensa do Banco Central Europeu

12h45min – EUA – PMI industrial de janeiro (resultado preliminar)

14h – EUA – estoque de petróleo bruto

O que vem por aí: sexta, 25

Brasil – feriado de aniversário de São Paulo – B3 fechada

11h30min – EUA – núcleo de pedidos de bens duráveis (dez)