Mercado repercute tragédia envolvendo Vale, balanço da Cielo e outros destaques

28 de janeiro de 2019 Por Redação

Mercado repercute rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG.

 

Bolsas e petróleo (8h20min)

Japão (Nikkei 225): -0,18% (pregão encerrado)

China (Shanghai Comp.): -0,60% (pregão encerrado)

Londres (FTSE 100): -0,06%

Alemanha (DAX): -0,11%

Petróleo WTI: -1,99% (US$ 52,62)

Petróleo Brent: -1,82% (US$ 62,47)

Minério na China em forte alta

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +2,80% (550,5 iuanes/tonelada). Durante a sessão chegou a subir +6%.

Traders do setor repercutem a suspensão das operações da Vale na mina Córrego do Feijão após o rompimento da uma barragem. A Vale é a maior produtora global do minério de ferro.

Mesmo assim analistas avaliam que os preços não devem ter grandes variações nas sessões seguintes, já que o fechamento da mina Córrego do Feijão resultará em uma redução de 1,5% na produção da Vale, um impacto muito pequeno sobre a oferta.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -0,42% e o S&P 500 futuro -0,42% às 8h22min.

Mercado repercute tragédia em Brumadinho

Traders e investidores repercutem nesta segunda, 28, a tragédia provocada pelo rompimento de uma barragem da Vale (VALE3) em Brumadinho. Na sexta, enquanto a B3 estava fechada por causa do feriado em São Paulo, os ADRs da Vale caíram -8%. É importante lembrar que a mineradora tem peso de 10,90% na carteira teórica do Ibovespa. Se a Vale cair  10%, por exemplo, impacta em 1 ponto percentual no índice.

A tragédia também deve ter reflexos nos papéis da Bradespar (BRAP4), holding que detém ações da Vale.

O que você deve saber sobre a Vale hoje

Aqui estão as notícias mais importantes que você deve saber sobre a Vale antes do pregão: Vale suspende dividendos e juros sobre o capital próprio e possível rebaixamento: S&P coloca ratings da Vale em observação

Cielo divulga resultado

A temporada de divulgação de resultados do 4T18 e de 2018 começa a ganhar força nesta semana. A Cielo vai apresentar o balanço nesta segunda, 28, após o pregão. O Santander divulga na quarta e o Bradesco, na quinta.

Acordo nos EUA?

O possível começo do fim da paralisação parcial do governo americano pode animar Wall Street.

O presidente Donald Trump anunciou na sexta, 26, um acordo para acabar com a paralisação parcial do governo, que já dura 35 dias.

Trump disse que concordaria com uma trégua temporária para financiar agências fechadas enquanto um acordo mais amplo para garantir a defesa da fronteira com o México é negociado.

Cirurgia de Bolsonaro

O mercado monitora também a recuperação do presidente Jair Bolsonaro após a cirurgia marcada para a manhã desta segunda-feira. O procedimento será para a retirada da bolsa de colostomia, e ocorre no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Agenda

Agenda: Bradesco, Cielo e Santander divulgam balanço e outros destaques

Estudo gráfico

Assista ao estudo gráfico de Vale3, Ibovespa, Petr4, Abev3, Brfs3, Btow3, Ciel3, Cmig4, Cvcb3, Eqtl3, Lren3, Mglu3 e outros papéis