Ibovespa volta ao negativo. Wall Street em queda com Apple

3 de janeiro de 2019 Por Redação

Atualizado às 13h11min

O Ibovespa abriu em baixa, se recuperou e virou para alta, mas no horário acima voltava ao negativo, com queda de -0,73% (90.262) pontos. Mais cedo chegou a fazer uma nova máxima histórica ao alcançar os 91.596 pontos.

O mau humor no mercado americano contaminou os negócios no Brasil.

Os principais índices de Wall Street têm forte baixa de mais de 2%. O Dow Jones derretia -2,33% às 13h05min.

Boa parte dessa queda é por causa das ações da Apple, que despencam mais de 8%. A gigante americana reduziu as expectativas de vendas para o primeiro trimestre de 2019 diante da desaceleração da China e dos emergentes.

No começo da tarde foi apresentado o PMI industrial ISM (Institute of Supply Management). O PMI (índice de gerente de compras na sigla em inglês) mostrou redução da atividade industrial americana acima do esperado. Caiu para 54,1 em dezembro, de 59,3 no mês anterior. A estimativa era que ficaria em 57,9.

Mais cedo, o mercado chegou a ficar animado com uma informação vinda do Federal Reserve, o Banco Central americano. O presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, disse nesta quinta-feira que os recentes selloffs nos mercados financeiros justificam uma pausa em novos aumentos das taxas de juros até que as incertezas se dissipem.

Dólar

O dólar operava em baixa. Às 13h caía -1,18% cotado em R$ 3,76.

Destaques do pregão

Sabesp

Os papéis da Sabesp (SBSP3) estavam entre as maiores altas do Ibovespa. O governo paulista disse que estuda a privatização da companhia ou sua capitalização (o que reduz a participação do estado na empresa).

Eletrobras

O rali de alta da Eletrobras (ELET3, ELET6) continua. O novo ministro das Minas e Energia sinalizou que vai prosseguir com o processo de capitalização da estatal.

Outras notícias

Notícia da BRF, Telebras, B3 e da EDP Brasil

Conselho da Renova Energia não aprova oferta apresentada pela AES Tietê

Guedes: reforma da Previdência e abertura de mercado são prioridades