Ibovespa se recupera na reta final, fecha em alta e renova máxima

3 de janeiro de 2019 Por Redação

Atualizado às 18h26min

O Ibovespa virou para alta na reta final do pregão e fechou com valorização de +0,61% aos 91.564 pontos. Na máxima do pregão chegou aos 95.596 pontos, um novo recorde histórico.

No começo da tarde o mau humor no mercado americano contaminou os negócios no Brasil.

Os principais índices de Wall Street tiveram forte baixa de mais de 2%. O Dow Jones derreteu -2,5%.

Boa parte dessa queda é por causa das ações da Apple, que despencaram 9%. A gigante americana reduziu as expectativas de vendas para o primeiro trimestre de 2019 diante da desaceleração da China e dos emergentes.

Também contribuiu para a queda de Wall Street dados da indústria. No começo da tarde foi apresentado o PMI industrial ISM (Institute of Supply Management). O PMI (índice de gerente de compras na sigla em inglês) mostrou redução da atividade industrial americana acima do esperado. Caiu para 54,1 em dezembro, de 59,3 no mês anterior. A estimativa era que ficaria em 57,9.

Mais cedo, o mercado chegou a ficar animado com uma informação vinda do Federal Reserve, o Banco Central americano. O presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, disse nesta quinta-feira que os recentes selloffs nos mercados financeiros justificam uma pausa em novos aumentos das taxas de juros até que as incertezas se dissipem.

Dólar

O dólar fechou novamente em queda. A moeda americana caiu -1,43% cotada em R$ 3,7542.

É o menor patamar de fechamento desde 16 de novembro. Na mínima da sessão, o dólar chegou a R$ 3,7379.

Destaques do pregão

Sabesp

Os papéis da Sabesp (SBSP3) lideraram as altas do Ibovespa. O governo paulista disse que estuda a privatização da companhia ou sua capitalização (o que reduz a participação do estado na empresa).

Eletrobras

O rali de alta da Eletrobras (ELET3, ELET6) continua. O novo ministro das Minas e Energia sinalizou que vai prosseguir com o processo de capitalização da estatal. Os papéis da elétrica estiveram entre as maiores altas do índice Bovespa.

Petrobras

Os papéis da Petrobras (PETR3, PETR4) subiram após declarações do novo presidente da petroleira, Roberto Castello Branco, que foi empossado hoje e também com a alta do petróleo.

Suzano

As ações da Suzano (SUZB3) lideraram as perdas. A queda do dólar prejudica o desempenho dos papéis da companhia.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa