Hering divulga prévia do desempenho 4°T18 e do ano de 2018

15 de janeiro de 2019 Por Redação

 

A Cia. Hering (HGTX3) divulgou nesta terça, 15, a prévia de seu  desempenho de vendas do quarto trimestre e do ano de 2018.

Desempenho de vendas 4T18 e ano

A receita bruta da Cia. Hering alcançou R$ 530,3 milhões, 1,4% inferior ao 4T17, influenciada pela performance das vendas sell-in, com destaque positivo para o desempenho das vendas ao consumidor final e Same Store Sales.

As vendas das lojas próprias apresentaram crescimento de 13,1%, impulsionado pela retomada no número de atendimentos e maior produtividade das vendas.

As vendas para as franquias (sell-in) apresentaram queda de 2,5%, apesar do desempenho positivo das vendas aos consumidores finais (sell-out).

“Vale destacar que a diferença de desempenho entre a receita sell-in e a sell-out é decorrente da evolução da estrutura de incentivos, uma vez que a partir da coleção de Alto Verão as recomendações de compras para os franqueados passaram a ser definidas com base no sell-out realizado no ano anterior e não mais no sell-in, visando manter a sustentabilidade da operação e preservar a saúde da rede ao dimensionar seus estoques versus as vendas realizadas para o consumidor final”, afirmou a companhia.

As vendas do canal multimarcas apresentaram declínio de 7,8% no trimestre, notadamente em razão do menor pedido médio, apesar da maior ativação de clientes no período. “Essa queda é influenciada pela redução da venda de saldos e melhor gestão de sobras”, destacou.

No canal e-commerce chamou a atenção o crescimento de 27,4%, impulsionado pelo aumento de fluxo nas plataformas, fortalecimento dos investimentos de marketing e pelo desempenho da Black Friday, no qual a companhia atingiu recorde de vendas em todas as marcas ao longo de 12 dias de campanha. O mercado externo apresentou retração de 25,4%, principalmente em função do deslocamento de faturamento entre trimestres.

Em 2018 a receita bruta totalizou R$1.806,8 milhões, queda de 1,9% em relação ao ano anterior, impactada majoritariamente por eventos extraordinários ao longo do 2° trimestre do ano, tais como greve de caminhoneiros, que impactou o abastecimento dos canais multimarcas e franquias; redução de fluxo nas lojas em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, além de temperaturas mais altas no inverno, prejudicando as vendas das coleções frias.

Rede Hering Store

As vendas totais no 4° trimestre de 2018 da rede Hering Store (sell-out), apresentaram crescimento de 9,6% em comparação ao 4T17, influenciadas pela retomada no número de atendimentos e maior produtividade de vendas.

As vendas base mesmas lojas (Same Store Sales), as quais consideram as lojas comparáveis abertas há pelo menos 13 meses, cresceu 13,0% em comparação ao 4T17, resultado do aumento do número de atendimentos, e incremento do ticket médio.

Em 2018, as vendas da Hering Store totalizaram R$ 1.397,0 milhão, 2,4% acima do ano anterior, enquanto que as vendas base mesmas-lojas cresceram 5,3% no mesmo período.

O ritmo da implementação do novo modelo de reformas foi intensificado no 4T18, o qual tem contribuído para melhorar a produtividade das lojas através de uma melhor exposição de produtos, foco no visual merchandising e melhor experiência de compra. Ao longo de 2018, 46 lojas foram reformadas.

Destaca-se também, a inauguração das lojas conceito Hering Experience no Morumbi Shopping e no Shopping Center Norte, oferecendo experiência única e interativa com o consumidor e aderência ao conceito de Omnicanalidade.

A companhia também inaugurou em dezembro de 2018, um novo formato de loja nomeado Hering Basic Shop, cujo sortimento é composto exclusivamente por itens básicos de alto giro, além do baixo investimento e facilidade de operação.