EUA geram mais empregos que o previsto. Ibovespa opera perto da estabilidade

4 de janeiro de 2019 Por Redação

Atualizado às 11h54min

Os Estados Unidos geraram 312 mil novos empregos em dezembro, o maior aumento nas contratações em três anos e mostrando que a economia ainda tem muita força apesar das crescentes preocupações com a desaceleração.

O aumento na contratação foi o maior desde fevereiro.

A taxa de desemprego, entretanto, subiu para 3,9%

Os dados constam no Payroll e foram divulgam no fim da manhã.O Payroll é importante porque é levado em consideração pelo Banco Central americano na formulação da política de juros.

Ibovespa

O Ibovespa operava às 11h54min perto da estabilidade, após a divulgação dos dados sobre emprego nos EUA. Com a economia aquecida, o mercado teme que o juros americanos continuem subindo, o que é ruim para as Bolsas.

Os bancos, setor com peso na carteira teórica do Ibovespa, tinham queda e freavam o avanço do índice.

A aversão ao risco nos mercados internacionais é menor nesta sexta com a notícia de que o governo da China confirmou a visita de autoridades americanas a Pequim para negociações comerciais na segunda-feira.

A guerra comercial entre os EUA e a China tem provocado quedas nas Bolsas devido ao receio de que possa estar reduzindo a atividade econômica global. Qualquer notícia de que essa guerra possa estar chegando ao fim por meio de um acordo, é positiva para os mercados.

Vale e siderúrgicas em alta com minério

Os papéis da Vale (VALE3) tinham alta com os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subindo +3,23% (511 iuanes/tonelada). As ações das siderúrgicas também subiam com força.

Nesta sexta, o banco central chinês cortou a taxa de compulsório dos bancos para liberar até US$ 116 bilhões para aquecer a atividade econômica no país.

Taesa tem valorização

O governo mineiro afirmou que vai avaliar a privatização de algumas das subsidiárias da Cemig (CMIG4). Entre elas está a Taesa (TAEE11). Por isso as units da companhia têm forte alta hoje.

Atenção traders: ações da Suzano e Fibria se unem hoje

Nesta sexta, 4, as ações da Fibria (FIBR3) começam a ser negociadas sob o código da Suzano (SUZB3). O processo de substituição será encerrado no fim da próxima terça-feira, 8, quando a Suzano vai fazer o crédito da parcela em ações aos acionistas da Fibria.

Mercado de olho no discurso do chefe do BC americano

O presidente do Federal Reserve, o Banco Central americano, Jerome Powell, discursa no começo da tarde desta sexta-feira.

A partir das 13h15min, pelo horário de Brasília, Powell discursa na reunião anual da Associação Americana de Economia em Atlanta, na Geórgia.

O mercado procura na fala do chefe do Fed sinais sobre o rumo dos juros americanos.

Também vão falar no encontro os ex-presidentes do BC americano, Janet Yellen e Ben Bernanke.