Em novembro, vendas no varejo crescem 2,9%

15 de janeiro de 2019 Por Redação

 

Em novembro de 2018, o comércio varejista nacional cresceu 2,9% frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Com isso, a variação da média móvel do trimestre encerrado em novembro foi de 0,4%.

Na série sem ajuste sazonal, frente a novembro de 2017, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 4,4%. O acumulado no ano foi 2,5% em novembro, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 2,6%.

O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, avançou 1,5% em relação a outubro e a média móvel trimestral variou -0,1%.

Frente a novembro de 2017, o volume de vendas no varejo ampliado subiu 5,8%, décima oitava taxa positiva seguida. O acumulado no ano desta comparação ficou em 5,4%, enquanto que o acumulando nos últimos 12 meses foi de 5,5%.

Seis das oito atividades têm crescimento de outubro para novembro

A alta de 2,9% no volume de vendas do comércio varejista de outubro para novembro de 2018, série com ajuste sazonal, foi acompanhada por resultados positivos em seis das oito atividades pesquisadas, com destaque para os segmentos de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,9%), Móveis e eletrodomésticos (5,0%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,8%), beneficiados por promoções anunciadas em novembro.

As outras taxas positivas foram em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo(1,7%), Tecidos, vestuário e calçados (1,7%) e Combustíveis e lubrificantes (0,1%). Por outro lado, as duas quedas foram nas atividades de Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,9%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,2%).

O volume de vendas do comércio varejista ampliado cresceu 1,5%, mas as atividades de Veículos, motos, partes e peças e Material de construção mostraram quedas, respectivamente, de -2,2% e de -0,7%, após avançarem 0,1% e 1,1% no mês anterior.

Em novembro de 2018, frente a igual mês do ano anterior, o comércio varejista subiu 4,4%, com taxas positivas em seis das oito atividades. Os destaques positivos foram Outros artigos de uso pessoal e doméstico (16,9%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,1%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,8%), seguidos por Tecidos, vestuário e calçados (4,8%), Móveis e eletrodomésticos (1,6%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%). As duas atividades em queda foram Combustíveis e lubrificantes (-3,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-32,4%).