BRF esclarece sobre decisão da Arábia Saudita

23 de janeiro de 2019 Por Redação

 

A BRF (BRFS3) informou nesta quarta, 23, que tomou conhecimento da nota oficial do Ministério da Agricultura sobre o relatório publicado pelo serviço sanitário da Arábia Saudita habilitando 25 estabelecimentos brasileiros como exportadores de carne de frango para aquele país.

A companhia afirmou que passou a ter oito dentre as vinte e cinco plantas habilitadas para exportação de carne de frango para a Arábia Saudita.

Das plantas que a BRF exportava regularmente, uma delas, Lajeado, não consta da nova lista.

No caso de Jataí, também excluída da nova lista, ela não exportava para a Arábia Saudita.

“As oito plantas habilitadas possuem capacidade suficiente de atendimento da demanda daquele mercado”, explicou.

Sendo assim, o impacto efetivo dessa medida para a BRF se restringe às exportações da planta de Lajeado, que vinha operando com um volume de aproximadamente 6,5 mil toneladas/mês de exportação para a Arábia Saudita.

A BRF informou que já iniciou os ajustes necessários em sua cadeia produtiva e estima que, em no máximo 3 meses, retomará o mesmo patamar de embarques para a Arábia Saudita verificado antes desse comunicado.

“Assim, a perda de receita líquida não é material, visto que a estimativa de empresa é que poderá atingir no máximo 0,1% da receita líquida auferida nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2018, ou R$45 milhões nesse período de três meses”, afirmou a companhia.

As ações BRFS3 caíram com força no pregão de ontem após a divulgação da decisão da Arábia Saudita.