2019 é um bom ano para comprar um imóvel?

14 de janeiro de 2019 Por Redação

 

Passados vários anos de correção no preço dos imóveis, muita gente que juntou dinheiro nesse período se pergunta se já é hora de realizar o sonho de comprar um imóvel.

Sobre o tema, o Finance News conversou com o economista e professor da PUC do Rio Grande do Sul, Alfredo Meneghetti Neto.

 

Finance News – professor, 2019 será um bom ano para a aquisição de um imóvel? Por quê?

Alfredo Meneghetti Neto – O ano de 2019 mostra que pode haver um reaquecimento do setor imobiliário. Todos os economistas já falam que 2019 tem uma conjuntura favorável: novo governo federal, estaduais, e a inflação na meta. Isso sugere que pode haver um aumento da procura por imóveis. Quando existe isso, provavelmente a gente pode observar também, pelo aumento da demanda, o aumento do preço.

Finance News – o relatório Focus, elaborado pelo Banco Central, aponta que os juros básicos (Selic) irão subir um pouco. Isso pode impactar os juros cobrados pelos bancos?

Alfredo Meneghetti Neto – Sempre que há um aumento na taxa Selic, efetivamente, há um aumento nas taxas de juros de financiamentos de bancos. Os bancos ficam atrelados às taxas de juros, a chamada Selic, que é o grande parâmetro da economia. Então, não tenho dúvida que, no momento que as taxas de juros sobem, também irão subir as taxas de financiamentos cobrados pelos bancos.

Finance News – existe cenário em que os juros podem cair mais?

Alfredo Meneghetti Neto – O que falam, pelas pesquisas feitas, pelos economistas consultados pelo Boletim Focus, é que as taxas de juros vão aumentar, estão falando alguma coisa entre 1%, ou seja, vão passar de 6,5% para 7,5%. Isso, praticamente há um consenso, justamente por toda essa conjunção de fatores: aumento da procura, maior confiança por parte dos empresários, novo governo, tanto federal quanto estadual. Isso mexe com o mercado. O mercado já precificou melhora no Ibovespa (principal índice de ações da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo), melhora em várias ações de empresas. Justamente para se proteger o governo, através da política monetária, aumenta as taxas de juros.

Finance News – o preço dos imóveis poderá voltar a se valorizar com força como ocorreu no começo desta década?

Alfredo Meneghetti Neto – As informações que a gente tem até o presente momento é que isso pode acontecer.

Se observa que o cenário é muito favorável. Os índices calculados pelas associações que trabalham com o mercado imobiliário já mostram que no mês de novembro de 2018 tivemos, em relação a maio, um Índice de Velocidade de Vendas, o chamado IVV, dos imóveis novos, 40% de crescimento. Isso já sinaliza que 2019 vamos ter um aumento da procura e provavelmente de preços.

Finance News – para quem vai comprar um imóvel financiado, quais cuidados tomar?

Alfredo Meneghetti Neto – Um imóvel financiado está atrelado a uma instituição financeira. Esta instituição financeira apresenta um contrato onde pode se verificar e avaliar as taxas de juros cobradas. O primeiro cuidado, talvez o mais importante que a pessoa tem que ter, é justamente nas taxas de juros cobradas através do contrato, o financiamento. Primeiro cuidado são com as taxas. O segundo, são os bancos que estão fazendo essa relação com o cidadão. E terceiro lugar a empresa que está envolvida na venda, na comercialização do imóvel.

Finance News – quais os riscos para quem quer comprar na planta?

Alfredo Meneghetti Neto – O maior risco para quem compra na planta é o cidadão ficar atrelado à empresa que virá a construir e comercializar o imóvel. É como se fosse um cheque em branco que o cidadão passa para essa empresa. Ele vai ficar envolvido com essa empresa até a devolução final dessa empresa para as mãos dele. Nesse sentido, todo o planejamento, toda a tomada de decisão todas as novas aquisições que essa empresa fizer, todas as novas construções que essa empresa fizer, o cidadão é como um sócio. É nesse sentido que é o maior risco de se comprar na planta. Eu não sugiro que se faça isso. Pelo contrário. Compra um imóvel novo já autenticado, avaliado, com o habite-se, para que não tenha esse risco de estar relacionado com a empresa que irá comercializar e construir.

Leia também:

Perspectivas para a renda fixa em 2019